Notícias / Justiça

03/06/16 às 12:29 / Atualizada: 03/06/16 às 16:18

Éder Moraes é preso novamente pela PF

Patrícia Helena Dorileo e Soraya Medeiros, do GD

Imprimir Enviar para um amigo
Éder Moraes é preso novamente pela PF

Foto: A Gazeta

O ex-secretário de Fazenda, Éder Moraes Dias, foi preso na manhã desta sexta-feira (03), pela Polícia Federal. A prisão aconteceu em sua casa e esta já é a 4ª vez que ele é detido. O juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal, quem decretou a prisão e agora a defesa deve recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. 

O ex-secretário é acusado de desligamentos da tornozeleira eletrônica 92 vezes em 2 meses. Estava solto há 25 dias, quando o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu revogar sua prisão. Esta prisão não tem relação com a 11ª fase da Operação Ararath, deflagrada nesta quinta-feira (02).

À época da última prisão, em dezembro de 2015, os advogados de defesa, Ricardo Spinelli e Fabian Feguri, alegaram que o juiz deveria ter ouvido a explicação de Éder sobre os motivos do desligamento da tornozeleira, o que não ocorreu. Por isso, o ministro Dias Toffoli afirma que a prisão foi arbitrária e ilegal, e autorizou a soltura de Éder.

Agora, o juiz reanalisou o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal decretado na 10ª fase da Operação Ararath, ouviu a defesa, mas negou os argumentos.

O réu e a defesa esperavam uma nova prisão, por isso tentaram um salvo conduto no Supremo pra que Schneider ficasse proibido de decretar nova prisão.

Moraes já foi condenado a cumprir 69 anos, 3 meses de prisão em regime fechado. Porém, possui o direito de recorrer em liberdade.

Neste momento Éder Moraes está na superintendência da Polícia Federal em aguardo de prisão. Os procedimentos da prisão estão sendo tomados. Só será ouvido na Justiça Federal, cuja audiência está marcada para hoje às 13h30.

Os advogados articulam um Habeas Corpus. Se não for concedido, Éder Moraes volta ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), seguindo determinação judicial. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet