Notícias / Agricultura

03/06/16 às 10:48

Recuperandas plantarão horta hidropônica, flores tropicais e folhagens

Rodrigo Maciel Meloni - Rosana Persona | Sejudh / Empaer

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, se reuniu com o diretor de Pesquisa e Fomento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Antonimar Marinho dos Santos, para tratar da entrega do Projeto Horta Hidropônica e Produção de Flores Tropicais e Folhagens, que visa qualificar recuperandas da Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May, que aprenderão por meio da capacitação a produzir hortifrútis, flores tropicais e folhagens. 

O documento contem informações para montagem da horta, no preparo da terra, plantio das hortaliças, além de técnicas para manter os alimentos saudáveis até a colheita. Os canteiros de flores tropicais e plantas medicinais serão mais uma alternativa de ressocialização na unidade prisional e, futuramente, para comercialização. 

O programa de reinserção social ocorre na maior unidade feminina de Mato Grosso, que foi considerada referência nacional em projetos que envolvem esse tipo de ação por órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes também participou da entrega do documento, e disse que o programa ajudará a manter a excelência do emprego do Programa de Humanização do Sistema Penitenciário na unidade feminina.

As recuperandas utilizarão a floricultura como ferramenta de ressocialização, para que se tornem uteis a si mesmos, suas famílias e sociedade. “O projeto vai capacitar estas mulheres que estão cumprindo pena na unidade, e assim elas terão certa autonomia, inclusive para fornecer hortaliças para consumo no refeitório e comercialização”, explica Fernando Lopes. 
 
Dorilêo destacou que todos os cidadãos privados de liberdade merecem uma chance de começar de novo. “Elas cultivarão hortaliças, plantas medicinais e campo de flores, e ao término da capacitação receberão seus certificados, fazendo com a Sejudh cumpra com seu papel, que é garantir a proteção e promoção dos direitos e liberdades do cidadão”.

A Empaer já realizou visitas à Penitenciária Feminina, no intuito de escolher os espaços onde serão implantados os canteiros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet