Notícias / Meio Ambiente

02/06/16 às 10:43

Ser sustentável é o desafio que Iniciativa Empregos Verdes lança a Mato Grosso

Naine Terena

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Ser sustentável é o desafio que Iniciativa Empregos Verdes lança a Mato Grosso

Foto: Assessoria

Durante a manhã da quarta-feira (01/06), representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), PNUD, Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso e instituições representativas da sociedade civil se reuniram para apresentação da proposta do Programa Empregos Verdes.
 
Para a OIT, os Empregos verdes são aqueles que reduzem o impacto das empresas no meio ambiente, através de uma nova economia que respeita o meio ambiente e reconheça a necessidade de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, respondendo afirmativamente pela geração de empregos em áreas-chave da sustentabilidade.

Mato Grosso será o primeiro estado brasileiro a receber apoio do Programa e o Brasil será o 19º país beneficiado com os investimentos para a geração de empregos verdes. O Empregos verdes visa também gerar trabalho formal, e a preservação do meio ambiente, como é o caso da extração vegetal que tem o compromisso de preservação das florestas. Um exemplo desse tipo de iniciativa é o Projeto Sentinelas da Floresta, desenvolvido no noroeste do estado, e hoje é modelo para todo o país e o mundo. O sentinelas da Floresta é desenvolvido pela Coopavam e conta com apoio do Fundo Amazônia, envolvendo assentados e indígenas na extração da Castanha.

Por ser um case de sucesso, Leonilda Grassi e Luzirene Coelho Lustosa, representantes da AMCA – Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia e Coopavam, estiveram na reunião de apresentação da proposta em Cuiabá, junto com o coordenador do Sentinelas, Paulo Nunes.
Na ocasião, Leonilda Grassi e Luzirene Coelho Lustosa ofertaram ao Diretor da OIT no Brasil, Peter Poschen e ao Coordenador dos Programas de Empregos Verdes e Trabalho Decente, Paulo Sérgio Muçouçah, kits dos produtos gerados a partir da extração da castanha do Brasil.

Durante a reunião, Peter Poschen explanou que o atual modelo de consumo vivenciado pelo mundo é incompatível. Ele explica que é necessário um novo modo de vida, baseado na sustentabilidade e esse é o desafio do Projeto que começa a se articular em Mato Grosso. O coordenador do Projeto Sentinelas da Floresta, Paulo Nunes, destacou a disposição da Coopavam e Amca para auxiliar no desenvolvimento do Programa Empregos Verdes, expondo a expertise do trabalho, que envolve mais de 500 pessoas, entre indígenas e assentados na extração da Castanha do Brasil. Segundo Nunes, durante quase um ano, informações da Coopavam e Amca foram repassadas para montar um projeto e buscar apoio com recursos internacionais.
“A cadeia da castanha é a mais organizada do Extrativismo matogrossense e nós temos aqui as experiências mais avançadas do Estado em extrativismo de castanha. Além disso, tivemos apoio financeiro da ONU, durante mais de uma década, fomos usados como referência para a ONU neste projeto Green Jobs, que é uma ação internacional”, explica Nunes.
  • Ser sustentável é o desafio que Iniciativa Empregos Verdes lança a Mato Grosso
  • Ser sustentável é o desafio que Iniciativa Empregos Verdes lança a Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet