Notícias / Educação

01/06/16 às 09:54 / Atualizada: 01/06/16 às 19:17

Santa Terezinha - Escola é entregue sem energia e alunos estudam em local precário

Novo prédio foi entregue em dezembro de 2015, mas sem energia. Estrutura de madeira tem tábuas caindo e paredes balançando

G1/MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Santa Terezinha - Escola é entregue sem energia  e alunos estudam em local precário

Com escola nova inacabada, alunos estudam em escola em situação precária

Foto: Rosania de Almeida Costa/ Arquivo pessoal

Cerca de 400 alunos da Escola Estadual Roberval Costa Reis, na zona rural de Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá, continuam estudando em condições precárias. Um novo prédio foi construído e inaugurado em dezembro de 2015, mas com o sistema de energia desligado. Por causa disso, o local ainda não foi liberado para o uso. A estrutura de madeira utilizada desde a inauguração da instituição, em 2010, está em situação de abandono. As tábuas estão caindo e as paredes balançando.
 
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que houve divergência no projeto na rede elétrica enviado à concessionária de energisa, ocasionando atraso na ligação da energia. De acordo com a Superintendência de Monitoramento e Estruturas Escolas, a concessionária agendou a ligação para a próxima quarta-feira (1º).

Segundo a professora de português Rosania de Almeida Costa, desde que a instituição de ensino foi inaugurada, em 2010, a comunidade escolar utiliza uma estrutura provisória feita de madeira. “É bem precário mesmo, as paredes balançam, várias tábuas já caiaram. Nós todos aguardamos ansiosos por essa nova estrutura. É uma questão de dignidade no ensino”, contou.
 
Prédio novo foi entregue em 2015 (Foto: Rosania de Almeida Costa/ Arquivo pessoal)Prédio novo foi entregue em 2015 (Foto: Rosania de Almeida Costa/ Arquivo pessoal)

Desde dezembro, conforme a professora, a direção da escola entra em contato com a empresa de energia e com a Seduc, questionando a demora na instalação elétrica. “Nós falávamos com os responsáveis, mas eles só respondiam que estavam tomando as devidas providências que nunca se realizaram. Outras vezes diziam que estavam encaminhando para outros responsáveis pelo problema. E, assim, estamos há cinco meses”, disse a professora.

Ao todo, 419 alunos estudam na instituição. A nova sede da escola tem seis salas de aula, salas administrativas, quadra poliesportiva entre outras dependências já prontas. De acordo com a Seduc, o prédio já foi entregue à gestão escolar, que o ocupa parcialmente. Sendo assim, com a ligação de energia, será possível a mudança definitiva e imediata para o novo local.

Atualização em 01/06/2016 às 19h15

Em Nota enviada ao Água Boa News a concessionária  Energisa informa que a energia será ligada nesta quinta


Energia de escola em Santa Terezinha será ligada nesta quinta
 
Com relação à matéria divulgada ontem (31 de maio) sobre a Escola Estadual Roberval Costa Reis, na zona rural de Santa Terezinha (1329 km a nordeste de Cuiabá), a Energisa informa que fará a ligação da energia até o meio-dia de amanhã. Embora ainda existam pendências na execução do padrão de entrada, a distribuidora tomou a decisão de ligar a energia em consideração aos estudantes, professores e demais funcionários.
 
Um novo prazo será ajustado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para regularizar o padrão.
 
A Energisa reafirma o compromisso em priorizar a análise e execução de projetos relacionados a instituições de ensino em Mato Grosso, sempre observando regulamentos e normas técnicas que garantam a qualidade e a segurança nas instalações.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet