Notícias / Notícias Gerais

01/06/16 às 08:21

Governo e sindicatos voltam a se reunir quinta para discutir RGA

Nadja Vasques | Sefaz-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Governo e sindicatos voltam a se reunir quinta para discutir RGA

Foto: Gcom

O Governo do Estado e o Fórum Sindical voltam a se reunir na quinta-feira (02.06) para discutir uma nova proposta que será apresentada pelo governo em relação ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). O adiamento foi necessário porque nesta quarta-feira (1º), o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, estará em Brasília para uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que tem como pauta a renegociação da dívida dos estados. O resultado da reunião pode alterar a proposta que já estava sendo elaborada pelo governo e seria apresentada nesta terça-feira aos líderes sindicais.

Segundo o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, a Câmara Fiscal estava no meio do estudo para a contrapartida que seria anunciada pelo governo em relação ao pagamento da RGA quando recebeu a informação da reunião do Confaz em Brasília, que será realizada na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pode contar com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Além disso, também foi confirmada para esta quarta-feira, em Brasília, o encontro do governador Pedro Taques com o presidente interino Michel Temer.     

“Não achamos correto fazer uma contraproposta hoje e retirá-la amanhã, por fatores externos, que podem interferir na negociação. Seria um desgaste desnecessário”, afirmou Paulo Taques. O secretário da Casa Civil destacou que a intenção do governo não é protelar o debate e muito menos ganhar tempo e ressaltou que apesar do bom relacionamento entre Pedro Taques e Michel Temer, os problemas de Mato Grosso e do Brasil serão tratados como prioridade.

O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, explicou aos sindicalistas que dos 27 estados brasileiros que participarão amanhã da reunião extraordinária do Confaz, apenas dois estão discutindo pagamento de RGA: Mato Grosso e Paraná. Disse ainda que o país atravessa a maior crise dos últimos 20 anos, tem hoje mais de 11 milhões de desempregados e lembrou que a renda média do brasileiro caiu 4% nos primeiros quatro meses de 2016. Já Mato Grosso registrou queda de R$ 110 milhões nas transferências de recursos da União no mesmo período.

Conforme Paulo Brustolin, a proposta de pagamento do RGA apresentada pelo governo, de 5% no total, sendo 2% na folha de pagamento de setembro e 3% no mês de janeiro, representaria um esforço fiscal de R$ 600 milhões. Porém, os sindicalistas não aceitaram e apresentaram contraproposta de pagamento total de 11,28% parcelado em quantas vezes fossem necessárias, desde que a última parcela figurasse ainda em 2016, e com retroatividade para maio. “A proposta que fizemos estava dentro da nossa realidade”, pontuou Brustolin.

A reunião entre governo e sindicatos está marcada para quinta-feira (2), às 16h, no auditório da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.


comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet