Notícias / Saúde

30/05/16 às 22:49

Querência - Bebê nasce com intestino fora do corpo e sem vaga vai para GO

Criança nasceu com malformação e precisou ser transferida para Goiás. Família diz que não conseguiu vaga em UTI em hospitais de Mato Grosso.

G1 MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Querência - Bebê nasce com intestino fora do corpo e sem vaga vai para GO

Antony Gonçalves de Almeida

Foto: Arquivo pessoal

Um bebê que nasceu com o intestino para fora do corpo, na última sexta-feira (27), em Querência, a 912 km de Cuiabá, foi transferido na madrugada desta segunda-feira (30) para um hospital público em Goiânia (GO). Com a saúde frágil, a criança precisava ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passar por cirurgia. Porém, a família alega que não conseguiu vaga pela saúde pública em Mato Grosso.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou que tomou as medidas necessárias, mas que os pais optaram por não aguardar a regulação do paciente, buscando atendimento em uma unidade de saúde de outro estado.

A criança, chamada Antonny Gonçalves de Almeida, nasceu em um hospital público em Querência. A prima do bebê, Erika Ferreira dos Santos, diz que o menino ainda não consegue receber leite materno e está recebendo apenas soro. Ela explica que a mãe do bebê, quando fez ultrassom durante a gravidez, não teria descoberto que o filho apresentava essa malformação. Na época, os médicos que a atenderam teriam dito que se tratava de um cisto.
 
“Ele nasceu na sexta-feira e a família pediu ajuda pela defensoria. Com isso, ele foi transferido para o Hospital de Água Boa. Mas lá também não tinha UTI, até que conseguiram transferência para Goiânia”, explicou a prima. O pai do menino, Eliab Honorato de Almeida, acompanha a transferência de Antonny, que foi removido para Goiás através de uma ambulância.

Já a mãe do bebê, Aline Gonçalves, está em Querência e não pode acompanhar o filho por conta da cesária. “Ele respira normalmente sem aparelhos, mas precisa dessa UTI e da cirurgia. Em Goiás conseguimos apenas a vaga na UTI, ainda vamos procurar a cirurgia. A questão é: será que ele vai aguentar todo esse tempo? Ele precisava de atendimento o quanto antes”, lamentou a prima.

Outro lado

O G1 não conseguiu contato com os hospitais em que a criança passou em Mato Grosso. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alegou que "foram tomadas as medidas necessárias e o acompanhamento da criança foi realizado junto ao Hospital Municipal de Querência". No entanto, de acordo com a pasta, os pais avaliaram ser necessário buscar a rede privada de saúde em outro estado.

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Roberta Martins, em 31/05/16 às 18:24

    Minha sobrinha Débora hoje com 9 anos também Da cidade de Querencia -MT nasceu com essa deformação física, mas foi primordial pra sua vida e saúde, a descoberta da anomalia ainda na barriga, minha irmã como nasceu e Aragarças _Go ficou bem mais fácil pra ela ser encaminhada para Goiânia, com isso salvar a vida da minha sobrinha, nascendo de parto Cesário e logo ao nascer fez a sua cirurgia para colocar o intestino no lugar, estou orando para que esté bebê faça logo.esta cirurgia... DEUS ESTÁ NO CONTROLE..

  • por EDER, em 30/05/16 às 23:58

    HOSPITAL MATERNO INFANTIL (GOIANIA) - MEU FILHO FICOU 40 DIAS LÁ POIS NASCEU PREMATURO DE 7 MESES COM APENAS 1,395 KG, HOJE ESTA COM 6 MESES, EXCELENTES MÉDICOS! É PUBLICO E REFERENCIA EM BEBES DE RISCO, INCLUSIVE TINHA BEBES COM O MESMO CASO...

 
 
 
Sitevip Internet