Notícias / Policial

21/07/15 às 12:33

Cavalos apreendidos pela Justiça reforçam o Policiamento Montado

Animais e equipamentos estavam na fazenda Asa Branca, próxima a Cáceres

LUZIA ARAÚJO Assessoria/Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
O Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar (RPMon) ganhou reforço com mais cinco cavalos. Os animais foram doados à Segurança Pública do Estado pelo Poder Judiciário, juntamente com um trator e um quadriciclo, que também vão auxiliar na manutenção do Regimento.
 
Tanto os animais quanto os equipamentos estavam na fazenda Asa Branca, próxima a Cáceres (a 224 km de Cuiabá), e foram adquiridos com dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas na região Oeste de Mato Grosso. 
 
Os cavalos, que estão sendo treinados há quase seis meses, reforçam o quadro de 27 animais que atuam no Regimento de Policiamento Montado em ações de policiamento ostensivo e de choque no apoio às forças de Segurança Pública no Estado. 
 
Foram doados um potro e quatro cavalos adultos das raças quarto de milha e manga-larga, que estão entre as raças mais caras do mercado. “O Regimento estava há três anos sem novos animais. A chegada desses cavalos vai fortalecer o nosso trabalho”, afirmou o comandante do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, major PM Hender Ulisses da Silva. 
 
O comandante destacou ainda que os cavalos doados preenchem os requisitos para atuarem no policiamento montado, pois têm altura, força e são dóceis. Eles passam por treinamento para se adaptarem à rotina do policiamento montado. 
 
A fase de adaptação envolve desde a alimentação até o adestramento. Em relação à saúde, os animais recebem cuidado especial. Segundo a veterinária Manuela de Arruda e Silva, os cavalos receberam vermífugos e vacinas. “Após a prisão do dono da fazenda, os animais ficaram abandonados na propriedade. Em razão disso, eles chegaram ao Regimento com carrapatos, feridas e fungos. Já foram tratados e hoje estão bem”, explicou a veterinária. 
 
Transporte - O Regimento Montado da Polícia Militar recebeu também um novo caminhão para transporte de equinos, adquirido pelo Estado. O veículo permitirá o deslocamento mais rápido da tropa. O caminhão tem capacidade para transportar 12 cavalos e 12 cavaleiros, além do motorista e dois auxiliares. 
 
O espaço onde os animais são transportados é equipado com duas câmeras, que permitem o monitoramento dos animais durante os deslocamentos. Além disso, o espaço é climatizado, o que garante a saúde dos cavalos. 
 
O regimento já conta com um caminhão de transporte com capacidade de oito cavalos. “Com o novo veículo conseguimos chegar a qualquer lugar do estado com 20 conjuntos, que é o cavalo e o cavaleiro, para atuação”, destacou o major PM Hender Ulisses da Silva.
  • Cavalos apreendidos pela Justiça reforçam o Policiamento Montado
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet