Notícias / Agricultura

24/05/16 às 12:45

Seaf promove palestras e orienta agricultores em Confresa

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Seaf promove palestras e orienta agricultores em Confresa

Foto: Assessoria

O município de Confresa, na região Araguaia, realizou a 3ª Semana da Agricultura Familiar. O evento, promovido no último fim de semana, contou com a participação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.

Realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com apoio da Prefeitura de Confresa e Universidade de Mato Grosso (Unemat), o evento teve palestras técnicas sobre a cadeia do leite, piscicultura e manejo. A Seaf disponibilizou técnicos para sanar dúvidas dos agricultores familiares sobre as ações de Governo.

“Confresa possui 15 assentamentos com cinco mil famílias, tem vocação produtiva para o leite, piscicultura e fruticultura e viemos aqui para apoiar os produtores não só com entrega de resfriadores de leite e também com uma política de estágio para que os acadêmicos da Unemat e IFMT auxiliem o agricultor familiar no trabalho de campo.”, comentou o secretário de Agricultura de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

A Unemat e IFMT de Confresa possuem cursos acadêmicos e técnicos em agroindústria, agropecuária e agronomia. A Seaf se reuniu com as instituições para solicitar apoio dos estudantes no atendimento de campo aos pequenos produtores.

Segundo o reitor do IFMT, José Bispo, é a primeira vez que o Estado pauta o instituto para que a grade curricular da instituição priorize disciplinas sobre agricultura familiar. “Nós vemos com bons olhos esta parceria, podemos fazer a política de estágio por meio do edital da Fapemat ou então os alunos do oitavo semestre de agronomia poderão realizar o atendimento de campo. Iremos avançar nesta discussão”, comentou o reitor.

Além do evento no IFMT, o secretário Suelme e equipe técnica da Seaf se reuniu com integrantes de duas cooperativas de leite que serão criadas ainda este ano em Confresa e Vila Rica, para explicar como deve ser a atuação e organização dos futuros cooperados.

Representando a diretoria da Empaer, o coordenador na região Araguaia-Xingu, Marcondes França, participou das agendas. “Estamos motivados para atender as demandas dos municípios da região e agradecemos a presença do secretário que representou o governador Taques, em uma clara demonstração do compromisso deste Governo com nossa região”.

“É muito importante para nós e estamos satisfeitos com o Governo vindo ao Araguaia, o Estado ajudou dando dica para a população local também sobre a construção de uma cooperativa de leite”, comentou José da Verdura, produtor rural de Confresa.

Investimento no Araguaia

Durante o mês de Maio, a Seaf entregou equipamentos para fortalecer a agricultura familiar dos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Confresa, Santa Terezinha, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu.

O investimento total foi cerca de R$ 900 mil em patrulha mecanizada, um tanque isotérmico, cinco resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros e cinco resfriadores de leite de 2 mil litros, uma pá carregadeira, uma prancha e uma caminhonete 4x4 para fortalecer o atendimento de campo e o projeto de incentivo à cadeia do pirarucu.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet