Notícias / Agricultura

20/05/16 às 11:38

Seaf entregou equipamentos em mais da metade dos municípios

Henrique Pimenta | Seaf-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) já entregou veículos e equipamentos agrícolas em mais da metade dos 141 municípios do Estado, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões de reais. O principal objetivo é reestruturar as secretarias de agricultura, principalmente dos municípios do interior, para que a assistência técnica chegue para o agricultor familiar com novidades tecnológicas.

“Não iremos abandonar nunca a agricultura familiar e só vamos conseguir transformar os municípios com o apoio aos pequenos produtores. As entregas para a agricultura familiar são uma prova do trabalho do governo junto aos municípios, com o apoio da Assembleia Legislativa e a Câmara federal. Esses veículos e equipamentos serão instrumentos de transformação para vida do cidadão”, completou o governador Taques.

Nos 17 meses desta gestão já foram entregues nove patrulhas mecanizadas (trator, colhedeira de forragem e carreta agrícola), 31 carros 1.0 quatro portas, três caminhonetes 4x4 cabine dupla, 10 carros utilitários picape duas portas, 21 motocicletas 125cc, 23 aparelhos de GPS, 23 câmeras digitais, 23 notebooks, um tanque isotérmico, 125 resfriadores de leite para 74 municípios do Estado.
Os equipamentos e veículos foram licitados e adquiridos por meio da fonte 100, de convênios federais e estaduais firmados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Ministérios federais e Assembleia Legislativa.

“A Seaf tem utilizado o recurso público de forma racional, fazendo licitações por pregão eletrônico com vantagem de abrir concorrência para o Brasil todo, buscando o menor preço. O processo é impessoal, pois a comissão de licitação não tem contato com as empresas”, explicou Vanessa Queirós, secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seaf.

O secretário Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, comentou a estratégia do Governo em sanear convênios federais antigos, visando melhorar a assistência técnica no campo. “Chegou a hora e a vez da agricultura familiar. O pequeno produtor é prioridade nesse governo e os veículos e equipamentos são para que os técnicos possam chegar na ponta, visitando os assentamentos. Essas entregam representam o governo fazendo justiça social. Ainda este ano mais convênios antigos serão licitados para estruturar as secretarias de agricultura e consórcios”.

Com iniciativa do Governo do Estado em monitorar o uso indevido dos veículos, todos os carros e motocicletas entregues possuem adesivagem personalizada de orientação para que a população fiscalize o uso do bem público, que tem emprego exclusivo para a agricultura familiar. Para denunciar o mau uso dos equipamentos ou utilização em propriedades particulares ou fins pessoais, o cidadão pode discar gratuitamente para o número 162, na Ouvidoria do Estado e fazer sua denúncia.

Confira abaixo a lista dos 74 municípios contemplados com ao menos um veículo ou equipamento: Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos, Vila Bela de Santíssima Trindade, Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Campos de Júlio, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, São José do Povo, Poxoréu, Várzea Grande, Tabaporã, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Campinápolis, Castanheira, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Pontal do Araguaia, Juruena, Nova Guarita, Aripuanã, Cotriguaçu, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Confresa, Santa Terezinha, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Vera, Cláudia, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Novo Mundo e Pontal do Araguaia. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet