Notícias / Saúde

20/07/15 às 18:42

Após ser levado vivo a necrotério, paciente morre em UTI de Cuiabá

Dado como morto, homem de 58 anos havia sido levado para necrotério. Achado com sinais vitais, ele foi para UTI, mas morreu nesta segunda (20).

Vitalino Ventura da Silva foi transferido para a UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)Achado vivo no necrotério, Vitalino foi para UTI, mas morreu nesta segunda. (Foto: Reprodução/TVCA)
A Prefeitura de Cuiabá emitiu nota informando que o homem de 58 anos encontrado com sinais vitais dentro do necrotério do Pronto-Socorro de Cuiabá na última sexta-feira (17) morreu por volta das 12h desta segunda-feira (20).

Vitalino Ventura da Silva havia sido internado no Pronto-Socorro (PS) no último dia 15 e teve duas paradas cardíacas na sexta-feira, quando teve a morte equivocadamente atestada.

Ele foi levado para o necrotério, onde foi encontrado com sinais vitais uma hora depois. Uma sindicância deverá apurar as circunstâncias e as responsabilidades de funcionários do PS no caso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente teve a morte efetivamente atestada nesta segunda, de modo que seu corpo já está sendo transferido ao Instituto Médico Legal (IML) para que seja determinada a causa da morte e para o registro do atestado de óbito.

Investigação
Também conforme a nota de esclarecimento, foi encaminhada uma solicitação para que o Conselho Regional de Medicina (CRM) apure a conduta dos profissionais de medicina envolvidos no caso.
 
Solicitação idêntica já foi feita pelo Ministério Público ao CRM e ao Conselho Regional de Enfermagem, bem como à Polícia Civil, para que instaure inquérito sobre as responsabilidades criminais da equipe médica. O próprio Ministério Público poderá instaurar inquérito sobre eventual ato de improbidade administrativa no caso.

O caso
Depois de dar entrada no PS no dia 15, Vitaliano Ventura da Silva sofreu duas paradas cardíacas na Sala Vermelha no dia 17.

Reanimado após a primeira parada cardíaca, depois da segunda ele não reagiu e foi equivocadamente dado como morto, tendo sido encaminhado ao necrotério do PS em seguida, por volta das 23h, segundo anotações de uma médica que o acompanhou.

Uma pessoa que passava pelo necrotério, entretanto, estranhou os movimentos do lençol que cobria o corpo do paciente deixado numa maca dentro do necrotério. (Veja no vídeo)

Por volta de 0h de sábado ele já havia sido encaminhado de volta à Sala Vermelha do PS.

Vitaliano ficou lá até a noite de domingo (19), quando foi levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde acabou morrendo por volta das 12h desta segunda-feira.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet