Notícias / Policial

17/05/16 às 16:30

Ciopaer intensifica ações e supera número de veículos recuperados em 2016

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma visão privilegiada, do alto, capaz de auxiliar os policiais em terra na prevenção e repressão à criminalidade. Este diferencial levou o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) a recuperar 39 veículos provenientes de roubos e furtos, em Cuiabá e Várzea Grande.

O dado se refere ao período de 1º de janeiro ao dia 14 de maio deste ano e já supera 2015 inteiro, quando o grupamento ajudou na recuperação de 36 veículos. A quantidade é resultado de ações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil, além da intensificação dos patrulhamentos aéreos realizados pelo Ciopaer.

Locais de difícil acesso, região de mata, terrenos murados, são alguns dos esconderijos onde os bandidos deixam os veículos ou os abandonam. “Normalmente são locais que as viaturas por terra não conseguem visualizar. É quando nós auxiliamos com apoio da aeronave”, explicou o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos.

Seja durante o dia ou à noite, os profissionais do Ciopaer estão sempre atentos com o que acontece em solo.

“Pelo patrulhamento aéreo conseguimos abranger uma área geográfica muito maior de observação, se comparada a uma viatura. Além disso, também conseguimos orientar o policiamento por terra, de acordo com o que está sendo verificado pela tripulação da aeronave”, explicou o coordenador.

Desde o mês de agosto de 2015, o grupamento intensificou o patrulhamento ostensivo aéreo em Cuiabá e Várzea Grande, em horários e locais alternados, nos bairros com maior incidência de roubos e furtos. O objetivo, além da repressão, é mostrar maior presença da Segurança Pública de forma preventiva.

Conforme o tenente-coronel, os patrulhamentos são elaborados com base em levantamento estatístico do setor de Inteligência da Sesp, Polícia Militar e da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá e Várzea Grande. “Hoje as instituições veem o Ciopaer como um instrumento de apoio muito forte nas ações. As operações já são planejadas prevendo o apoio do grupamento”, afirmou o coordenador.

O Ciopaer auxilia as ações da Polícia Civil no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, e as operações da Polícia Militar. “Com a presença do helicóptero, a possibilidade de fuga dos criminosos durante uma ação policial é mais reduzida, além da maior segurança aos policiais que estão realizando o serviço em terra”, disse o tenente-coronel.

Efetivo

O efetivo do Centro Integrado de Operações Aéreas é composto por 70 profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros. Em breve, mais 22 novos profissionais deverão reforçar esse quadro, com a conclusão do 5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (5º TOM-M).

A capacitação é dividida em módulos de aulas práticas e teóricas e segue até o dia 4 de julho. Os participantes já realizaram a primeira etapa do curso, com exercícios aquáticos. Agora, estão aprendendo, em sala de aula, sobre aviação e técnicas policiais e de bombeiros.

Após essa etapa teórica, os policiais e bombeiros irão aplicar os ensinamentos já em treinamento prático com as aeronaves.

Além dos 22 profissionais de Mato Grosso, outros cinco policiais militares, civis e bombeiros dos estados de Alagoas e Mato Grosso do Sul também participam do 5º TOM-M.

Ampliação

A capacitação chega em boa hora, uma vez que uma das metas da Secretaria de Segurança Pública é descentralizar as atividades do Ciopaer para o interior do Estado. Sorriso será o primeiro município contemplado com uma unidade descentralizada.

“Há seis anos o Centro Integrado não realizava novas formações de tripulantes. A ampliação do efetivo vai permitir descentralizar a unidade, através de bases fixas implantadas em outros locais do Estado”, explicou Santos.

Dados Gerais

De 1º de janeiro a 30 de abril, 1.094 veículos foram recuperados em diversas ações realizadas pelas forças de Segurança Pública na região metropolitana de Cuiabá.

O montante representa 200 veículos a mais que o mesmo período do ano passado. As motocicletas estão entre os veículos mais roubados/furtados e também são os mais recuperados, totalizando 384.
 
  • Ciopaer intensifica ações e supera número de veículos recuperados em 2016

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet