Notícias / Policial

17/05/16 às 16:00

Novos profissionais reforçam o efetivo da Segurança Pública em MT

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
A Segurança Pública de Mato Grosso recebe neste ano mais um reforço em seu efetivo, com a inclusão de 2.125 novos profissionais nas instituições da área. Desse total, 298 soldados do Corpo de Bombeiros e 36 escrivães da Polícia Judiciária Civil já irão reforçar o quadro de profissionais neste mês.

A primeira formatura será na sexta-feira (20.05), dos novos soldados do Corpo de Bombeiros na Arena Pantanal, em Cuiabá.

No dia 25 de maio, será a vez de 36 novos escrivães de Polícia Civil encerrarem a última etapa do concurso e seguirem para as delegacias no interior. A formatura será na Acadepol, na capital. Mas o reforço não para por aí. Outros 455 investigadores de Polícia Civil, que ainda estão em formação, irão compor esse quadro a partir de 24 de junho.

E, para aumentar o policiamento ostensivo e ampliar a capacidade operacional da Polícia Militar, mais 1.336 novos soldados estarão nas ruas de todo Estado a partir da segunda quinzena do mês de setembro.

Parte dos alunos a soldado, 726 deles, estão em curso de formação na Escola Superior de Formação de Soldados e Praças da Polícia Militar (Esfap). O restante, 610, estão em curso em 13 comandos regionais da Polícia Militar no interior do estado. Após a conclusão dessa última etapa, os novos soldados sairão formados como Tecnólogos em Segurança Pública.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, destacou o esforço que o Governo do Estado vem fazendo na recuperação do quadro funcional da área.“Segurança Pública é prioridade. Mesmo que tenha sido um investimento histórico em Mato Grosso, ainda precisamos avançar, para termos uma segurança cada vez mais eficiente”, disse.

Incremento

O ingresso desses 2.125 novos profissionais é a continuidade de um processo que teve início no ano de 2015, no quadro funcional da Segurança Pública em Mato Grosso.

No ano passado, o efetivo da Polícia Militar recebeu 611 novos soldados. Tal fato possibilitou o aumento de policiais nas ruas e maior atuação repressiva nas diversas operações que estão sendo desenvolvidas em todo Estado.

Com o aumento que irá acontecer em setembro deste ano, serão 1.947 policiais militares a mais em menos de dois anos de gestão do governo Pedro Taques.

Assim como na PM, o Corpo de Bombeiros também teve um acréscimo no número de militares. Em 2015, 147 novos soldados entraram para a corporação, o maior aumento de efetivo dos últimos 10 anos na instituição.

O ingresso de mais 298 soldados, eleva para 445 o reforço operacional nos quartéis dos bombeiros em Mato Grosso.

O empenho da atual gestão em apliar o quadro da Segurança Pública também é visível na Polícia Judiciária Civil. No ano anterior, ingressaram na carreira 483 investigadores e 152 escrivães de polícia que já estão atuando nas delegacias do Estado.

Somados à turma de 36 escrivães e 455 investigadores que formarão nos próximos dias, a Polícia Civil ganha, em menos de dois anos, 1.126 novos policiais.

Já para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram convocados 10 novos peritos e quatro médicos legistas do último concurso público realizado.

O incremento de 3.500 profissionais faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública. No início de janeiro de 2015, a Segurança Pública contava com apenas 40% do quadro funcional ideal da Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil com 42%, o Corpo de Bombeiros com 24% e a Politec com 50%. 
  • Novos profissionais reforçam o efetivo da Segurança Pública em MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet