Notícias / Notícias Gerais

16/05/16 às 19:29

Quando trocar corretamente os pneus da moto

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A motocicleta é um veículo vulnerário no trânsito em relação aos automóveis. Qualquer acidente pode ser fatal para quem estiver no controle ou na garupa da moto. Por isso que é importante os motociclistas estarem com a atenção redobrada em qualquer tipo de pista. O primeiro passo começa na avaliação das condições da moto e um dos itens mais importantes que às vezes ficam por um tempo esquecidos são os pneus.
 
Muitos acidentes são causados pelas más condições dos pneus de uma moto, por isso é importante que o piloto saiba como conservá-los, o período de manutenção e o momento certo de trocá-los. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudar nessa manutenção. Confira abaixo!
 
Cuidados
 
Os pneus precisam ser calibrados de forma correta com certa regularidade - verifique pelo menos uma vez por semana. A calibragem pode comprometer todo o desempenho da moto, portanto precisa estar de acordo com as especificações do fabricante e nunca menos ou mais. Outro ponto importante é prestar atenção no balanceamento e o alinhamento da moto, eles são importantes para manter a estabilidade na pista.
 
Desgaste
 
Procure ficar de olho se o pneu está muito desgastado. A marca TWI, localizada no pneu, é justamente um indicador de desgaste. Quando essa marca estiver no mesmo nível que a banda de rodagem significa que é preciso trocar os pneus. Dependendo da rotina, os pneus ficam inadequados muito antes de atingirem a marca TWI, portanto nunca utilize pneus remendados, pois pode comprometer a segurança no trânsito.
 
Hora de trocar
 
Na hora de trocar os pneus procure aqueles que estejam de acordo com as especificações do fabricante. Hoje existem muitas opções de modelos para pneus de motos (conheça aqui), mas o que vai garantir o bom desempenho da moto é aquele feito para a sua moto. Não deixe de lado a qualidade e verifique sempre a validade diante de uma promoção que parece um bom negócio. Outro cuidado: não utilize pneus fora da validade, mesmo que nunca tenham sido usados estão com a qualidade comprometida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet