Notícias / Agricultura

20/07/15 às 12:45 / Atualizada: 27/01/23 às 15:49

MLT fecha BR-158 em Nova Xavantina e várias BRs no Estado; movimento exige saída de Superintendente do INCRA-MT

Reporter Ezio Garcia - Diretor Geral

Interessante News

Imprimir Enviar para um amigo
MLT fecha BR-158 em Nova Xavantina e várias BRs no Estado; movimento exige saída de Superintendente do INCRA-MT

Foto: Cleydianne Diniz / Interessante News

O Movimento Luta pela Terra -MLT, coordenado pelo líder do sem terra Jaciel Alves Bueno, fechou na manhã desta segunda feira, 20, várias BRs no Estado de Mato Grosso, inclusive a BR-158, no município de Nova Xavantina, na altura do trevo de Campinápolis, local de acampamento do MLT.
 
Em contato telefônico mantido pelo site IN com Jaciel, que está em Barra do Garças coordenando o fechamento da BR-070, o líder do MLT disse que a principal reividicação do movimento é a saída imediata do Superintendente em Exercício do INCRA de Mato Grosso, Salvador Saltério, que segundo Jaciel, é mau relacionado em Brasília, o que paralisa a execução da reforma agrária no Estado.
 
Segundo ele, a mobilização de hoje é apenas um alerta, dando um prazo até o dia 26 para que o mesmo seja destituído, caso contrário, dia 27, a mobilização voltará por tempo indeterminado. O fechamento de hoje será apenas por um dia e obedecerá aos horários: das 8.00 às 11.00 da manhã e das 14.00 às 17 horas da tarde. Fora isso, só passam viaturas policiais, carros oficiais e ambulâncias.
 
 SAÍDA JÁ
 
No watzap do grupo MLT e por telefone ao site, Jaciel disse que esteve reunido com a Superintendente Nacional do INCRA, Maria Lúcia Oliveira, juntamente com representantes de movimentos sociais do Estado, e esta deixou claro que "não é possível fazer nada por Mato Grosso sobre reforma agrária enquanto o atual Superintende estiver no cargo". 
 
O mesmo teria sido ouvido na reunião com o Ministro da Agricultura, Patrus Ananias e com outros orgãos ligados à reforma agrária. Segundo Jaciel, o Superintendente em Exercício do INCRA-MT, Salvador Soltério e mantido no cargo pelos deputados federais Ságuas Moraes (PT)e Carlos Bezerra (PMDB).
 
Segundo o líder do MLT, nem cestas básicas órgão está repassando para famílias de assentados, que só do MLT somam duas mil; fora as vistorias em áreas desapropriáveis, que não estão sendo feitas, por exemplo, não foi feita nenhuma em 2.015.
 
A atual mobilização foi comunicada ao INCRA nacional e estadual, à Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembléia Legislativa. Além da BR-158, em Nova Xavantina, estão fechadas as rodovias federais BR-364, em Pedra Preta; BR-364, em Jaciara; BR-174 em Mirassol D`Oeste e BR-070 em Barra do Garças, em frente à Expoleste.
 
Jaciel fez questão de felicitar a Polícia Rodoviária Federal pelo aniversário de 80 anos de existência, em especial, ao Superintendente Dr. Kellen Artur Nogueira, segundo ele, "grande parceiro dos movimentos sociais do Mato Grosso".
 
  • MLT fecha BR-158 em Nova Xavantina e várias BRs no Estado; movimento exige saída de Superintendente do INCRA-MT
  • MLT fecha BR-158 em Nova Xavantina e várias BRs no Estado; movimento exige saída de Superintendente do INCRA-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet