Notícias / Notícias Gerais

13/05/16 às 17:02 / Atualizada: 13/05/16 às 17:10

Entenda qual a funcionalidade das caixas de gordura de sua casa

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
As caixas de gordura são itens essenciais em casas e apartamentos, já que são as responsáveis por acumular toda a gordura que é descartada na pia da cozinha e evitar que ela obstrua os encanamentos. Com isso, elas impedem que o óleo e os dejetos jogados no ralo prejudiquem a tubulação da casa e das redes de esgoto da rua.
 
Por apresentarem uma composição química que o torna insolúvel em água, o óleo de cozinha não deve ser descartado em pias e ralos. Quando vai para a rede de esgoto, ele pode poluir a água e prejudicar o ecossistema local, causando danos à fauna e flora dos entornos. Além disso, ao entrar em contato com o solo, o óleo o reduz a sua permeabilidade, facilitando a ocorrência de enchentes.
 
O funcionamento desses equipamentos é simples: todos os resíduos descem juntamente com a água para as caixas, que retém a gordura em forma de blocos e garante que apenas a água chegue aos esgotos. É importante lembrar que a cada três meses as caixas devem ser limpas, para que não se acumule muita gordura e ocorra até o entupimento dos canos.
 
O processo de limpeza das caixas de gordura pode ser feito por empresas especializadas ou até mesmo pelos próprios moradores da casa. A pessoa responsável deve retirar os blocos de gordura acumulados, envolvê-los em um saco plástico, e colocá-los no lixo orgânico. Uma outra possibilidade ainda mais prática é a de comprar bactérias biológicas: vendidas em forma de farelo, elas irão digerir toda a gordura acumulada e garantir a limpeza do equipamento.
 
Em sua maioria, as caixas de gordura são feitas de PVC e costumam ser instaladas do lado de fora das casas. Nos conjuntos residenciais, todos os apartamentos podem ser atendidos por uma só caixa, mas é necessário estar atento a sua limpeza com ainda mais frequência. Também é importante lembrar que as caixas devem ser vedadas, para evitar a entrada de insetos e roedores.
 
Atualmente, é possível encontrar diversas opções de caixas de gordura, com modelos modernos e versáteis que cumprirão adequadamente o seu papel na retenção de óleo e dejetos na pia de sua cozinha. Assim, você poderá evitar o entupimento do encanamento e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet