Notícias / Policial

12/05/16 às 18:20

Pescadores são detidos com 135 peixes e 30 tartarugas em São Felix do Araguaia

Assessoria Policia Civil

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Três pescadores foram presos pela Polícia Judiciária Civil com 135 peixes de várias espécies, 30 tartarugas, além de materiais para a realização da pesca proibida. O flagrante foi efetuado no município de São Felix do Araguaia, na madrugada de quarta-feira (11.05).

O trabalho foi realizado pela equipe da Delegacia de Polícia de São Felix do Araguaia, depois de denúncia sobre a existência de crimes ambientais como a pesca predatória. 

Os três suspeitos são “ribeirinhos” e foram surpreendidos às margens do Rio Araguaia, retirando os animais da água com uma rede de aproximadamente 30 metros.

Em uma carretinha,  usada para o transporte do pescado, os policiais apreenderam 135 peixes, entre Matrinxã, Pintado, Pacu, Jiripoca e Curimba, 30 tartarugas de variadas espécies,  além dos petrechos de pesca de uso proibido.

Diante do flagrante, os três envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia,  interrogados pelo delegado de polícia, Valmon Pereira da Silva, que fez a autuação deles por crime de ambiental. Para os pescadores, o delegado arbitrou fiança no valor total de R$ 1,5 mil. Ele irão responder ao inquérito policial em liberdade.

As tartarugas encontradas na rede foram devolvidas ao meio ambiente e os peixes doados a entidades filantrópicas da região.

“A pena para esses tipos de crimes, apanhar animais  silvestres  e  pesca  predatória, somam  quatro  anos  de  detenção. É preciso que a população se conscientize sobre essas ações delituosas totalmente predatória, acabam prejudicando a preservação das especiais existentes no Rio Araguaia, além de afetar a subsistências das famílias ribeirinhas”, destacou o delegado de polícia, Valmon Pereira da Silva.  

Conforme o delegado, a Polícia Civil de São Felix do Araguaia vem intensificando o trabalho de combate a esses tipos de crimes contra o meio ambiente.

O delegado explicou ainda que a Legislação Ambiental diferencia claramente o que é pesca para consumo próprio e a pesca com rede, sendo que esta faz um cerco a grande número de peixes, sem critérios de tamanho, além de capturar animais silvestres como tartarugas, comprometendo assim a manutenção das espécies.

Participaram da ação os policiais civis de São Felix do Araguaia, Jordany e Marcelo Ribeiro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet