Notícias / Agricultura

11/05/16 às 12:26

Em tempos de seca, captação de água pode ser feita por energia solar

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A agricultura é o setor que mais consome água no Brasil e no mundo. De grande importância para o abastecimento de alimentos a nível mundial, essa indústria não poderia ficar para trás em tecnologia sustentável. Como a produção de alimentos demanda irrigação constante e em tempos de falta d’água essa função fica comprometida, a ideia foi usar bombas de irrigação submersas movidas a energia solar.
 
Esses equipamentos são capazes de captar água dos lençóis freáticos e podem ser instalados em poços ou cisternas. Com o intuito de ser uma fonte sustentável de energia, acompanha painéis solares que absorvem energia do sol e a convertem em impulsos energéticos.
 
Para o campo, esta tecnologia além de economizar no consumo de eletricidade, mantém as plantações irrigadas, principalmente em tempos de crise hídrica e seca. Até mesmo em condições climáticas adversas, a captação funciona normalmente desde que haja sol.
 
De fácil instalação, a bomba solar, como também é conhecida, tem garantia de funcionar por bastante tempo. Sua estrutura é simples, possui grande durabilidade e componentes que podem ser encontrados no mercado facilmente. Pode ser acomodada em qualquer lugar da propriedade rural, até em espaços remotos. A única exigência é que esteja em um ponto ideal para a captação dos raios solares.
 
Além disso, a bomba pode ser introduzida em residências, reservatórios, bebedouros e tanques de água. Ideal para quem buscar energias sustentáveis e economia dentro de casa também.
 
A procura por sistemas de irrigação abastecidos com energias alternativas tem se tornado mais comum. Em especial em áreas de clima árido, como no Nordeste brasileiro. O painel fotovoltaico é perfeito para essas regiões, pois apesar dos longos períodos de estiagem, possuem grande incidência solar durante todo o ano. O painel solar pode ser encontrado em diversos preços e modelos, dependendo das necessidades do pequeno e grande agricultor.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet