Notícias / Cultura

11/05/16 às 12:06 / Atualizada: 11/05/16 às 12:21

Quando a vaidade é um problema na infância

Aline Matos

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A vaidade é despertada nas meninas assim que elas começam a se interessar pela maquiagem, acessórios, roupas e sapatos das mães. Esse comportamento é natural durante o crescimento, é muito comum as crianças se espelharem nos adultos. Nesse momento é importante que os pais percebam até onde vai esse desejo de se vestir como adultos, é importante prestar atenção ao comportamento da criança e sugerir limites para que não prejudique o desenvolvimento tanto físico quanto psicológico.
 
Essa influência é saudável, mas quando a criança muda seu comportamento a situação torna-se preocupante e os pais precisam avaliar se esse exagero é causado por eles. A criança deve ser criança e jamais deixar de brincar porque está adotando um comportamento adulto. O ideal é arrumar a criança com peças que ela goste, mas que sejam roupas, calçados e acessórios que estejam de acordo com a sua idade.
 
Saúde infantil
 
Muitos produtos direcionados à adultos podem fazem mal à saúde das crianças. O uso de cosméticos, por exemplo, os especialistas indicam adiar o máximo possível em crianças. A pele infantil é mais fina e delicada e os componentes químicos desses produtos podem ocasionar em alergias. Produtos como maquiagem devem ser usados a partir da puberdade, pois nesse período a pele desenvolve uma camada de proteção mais resistente. Mesmo as maquiagens infantis devem ser usadas em crianças a partir de 6 anos, mas é importante consultar as recomendações na embalagem.
 
Outro fator que pode afetar a saúde das meninas é o uso de salto alto na infância. Por estar em fase de crescimento e desenvolvimento das articulações, músculos e formação dos ossos, os calçados infantis com salto alto podem afetar a coluna e o desenvolvimento saudável das pernas e dos pés. Isso acontece porque problemas inflamatórios e degenerativos, além do encurtamento da musculatura da panturrilha e tendão, surgem devido a pressão na parte frontal do pé.
 
Não existe problema em usar calçados como sapatilhas infantis, por exemplo. Muitos modelos, como esses, imitam os adultos sem perder a qualidade e o conforto que as crianças precisam. Os pais precisam apenas analisar se o produto possui salto alto que possa prejudicar o desenvolvimento da criança. Uma dica é dar preferência para aqueles calçados que apresentam palmilhas anatômicas, pois elas se adaptam ao formato do pé sem prejudicar o desenvolvimento da criança.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet