Notícias / Nacional

11/05/16 às 10:16 / Atualizada: 11/05/16 às 10:32

Paranaense bate recorde por memorizar mais de 54 milhões de datas

Em 70 segundos, José Tanous Boulos Filho obteve 50 acertos entre os anos de 1600 e 150000, entrando para o RankBrasil

Assessoria de Imprensa RankBrasil

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Paranaense bate recorde por memorizar mais de 54 milhões de datas

Luciano Cadari entrega o troféu de recordista brasileiro ao paranaense José Tanous Boulos Filho

Foto: Arquivo RankBrasil

José Tanous Boulos Filho, conhecido como Zuzo Tanous, que é coach de aprendizagem acelerada em Curitiba (PR), entra para o RankBrasil em 2016 pelo recorde de Melhor memória com datas de calendário. Em 70 segundos, ele obteve 50 acertos entre os anos de 1600 e 150000.

O desafio aconteceu em 30 de abril na capital paranaense, com a presença do fiscal Luciano Cadari. A partir de uma data aleatória entre 148.400 anos, o desafiante tinha que dizer o dia da semana correspondente (segunda-feira, terça-feira, etc.). Para memorizar/calcular um total de 54.166.000 datas, o curitibano utilizou a técnica do calendário.
 
Dentro da memorização, José percebeu a existência de várias modalidades, o que se tornou um hobby. “Fui descobrindo que tinha facilidade, pesquisei se havia recorde similar e não encontrei no Brasil”. A ideia de memorizar datas surgiu em 2015, quando um amigo indicou o programa de televisão ‘Os incríveis’, do Nat Geo e ele começou a participar.
 
Conforme o recordista, que tem 23 anos, qualquer pessoa pode alcançar seu objetivo dentro da memorização. “O cérebro se treinado corretamente pode ser um computador poderosíssimo, capaz de memorizar, organizar, calcular e processar uma infinidade de informações, desde memorizar livros e números, até calcular e resolver problemas lógicos mentalmente”, afirma.


Para a obtenção do título brasileiro, ele se preparou durante cerca de três meses. “É muito legal saber que sou um recordista e o único no país a conquistar essa modalidade dentro do RankBrasil”, destaca. Além de memorizar datas, José diz que pode exercitar a memória de várias outras maneiras: com cartas, textos, livros, palavras e números em sequência.
 
Técnica do calendário 
A técnica exige memória e cálculo mental. Segundo o curitibano, o processo começa memorizando chaves relacionadas aos dias, meses e anos/séculos. Os dias são divididos em 31 chaves, os meses em 12, e o ano/século é representado por uma chave diferente em cada ano. “Esta é a parte da memória”, conta.
 
Ele prossegue dizendo que todas as chaves precisarão ser somadas e divididas por 7, e então o resultado subtraído de sua diferença. “Se o resultado der 27, pegamos o menor resultado dos múltiplos de 7 que é o 21 e subtraímos a diferença: 27-21 = 6 = sexta-feira. Isto é realizado através do cálculo mental”.
 
Velocidade de resposta é outro item indispensável na técnica. Conforme o paranaense é preciso memorizar mais chaves para cada ano, ao invés de dividi-las em poucas chaves e também é importante ter um bom treino de cálculos mentais e leitura dinâmica. “Em um segundo é necessário ler a data, relembrar as chaves, calcular o algoritmo mentalmente e dar a resposta”, completa.

Neuróbica
José acredita que o coaching em aprendizagem acelerada é um dos maiores responsáveis em motivar pessoas a exercitarem o cérebro, sendo com memória, cálculos mentais, leitura dinâmica, e ginástica cerebral – chamada de neuróbica.
 
“A neuróbica é praticada mundialmente, mas ampliamos sua utilidade, proporcionando às pessoas treinamentos cerebrais com resultados reais, seja na sua concentração ou memória”, conta. Conforme ele, os cálculos mentais consistem em usar mais o cérebro que a calculadora, e com o prosseguimento de treinamento, não utilizá-la".
 
Para o paranaense, o maior problema das pessoas é esquecer as coisas facilmente. “Se elas praticam determinada memorização é fácil ter a recordação, mas claro que é preciso exercitar a memória”, destaca. De acordo com José, todas essas ferramentas são incrivelmente poderosas para a utilização em estudos: “Proporcionam um armazenamento infinitamente maior de conteúdos, dando adeus aos brancos na hora das provas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet