Notícias / Barra do Garças

10/05/16 às 13:12

Barra do Garças - Sejudh realiza inspeção em unidades penitenciárias e socioeducativas no interior

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças - Sejudh realiza inspeção em unidades penitenciárias e socioeducativas no interior

Esta é mais uma visita que o secretário e sua equipe tem realizado às unidades dos sistemas penitenciário e socioeducativo de MT

Foto: Sejudh-MT

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, visitou as unidades penitenciária e do socioeducativo do município de Barra do Garças (a 521 km de Cuiabá). Acompanhado dos adjuntos de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, e de Justiça, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior, o titular da Dorilêo inspecionou a estrutura dos prédios e verificou o andamento do trabalho desenvolvidos pelos servidores. 

O secretário tem visitado às unidades dos sistemas penitenciário e socioeducativo de Mato Grosso. “Já passamos pelos municípios de Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças, dentre outros e vamos continuar a verificar a situação de todas as unidades do estado para levantar as demandas in loco, ouvir os servidores, conversar com eles, ver quais são suas principais necessidades e o que é preciso ser feito para melhorar a relação entre eles e os recuperandos”, disse Dorilêo. 

O secretário acrescentou que ouvir os recuperandos e os adolescentes em conflito com a lei também é essencial, pois só assim é possível saber se os programas de reinserção social promovidos pelo governo estadual estão surtindo efeito. “A primeira ação promovida pela atual gestão foi colocar a casa em ordem, rever contratos, cortar gastos, aprimorar serviços agora estamos visitando as unidades administradas pelas adjuntas de Justiça e Administração Penitenciária, para entender a real situação de nossas unidades e ver qual a forma mais rápida para melhorar a vida de servidores e assistidos”.

No Centro de Ressocialização de Barra do Garças, o secretário averiguou as ações executadas via programa Novos Passos, atividade que aborda temas como Saúde e Higiene Bucal, Alimentação Saudável no Combate a Obesidade e Doenças Associadas e outros. A direção da unidade explicou que as ações são promovidas durante todo o ano, e envolvem diversas temáticas pertinentes aos recuperandos, bem como o apoio de vários parceiros do programa. 

O Programa Novos Passos conta com suporte do promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes (Ministério Público Estadual) e do juiz Bruno D'Oliveira Marques (Poder Judiciário). Atualmente, existem aproximadamente 200 recuperandos no Centro de Ressocialização de Barra do Garças. “Estamos trabalhando alinhamento de práticas diárias de diversas unidades, revisando mudanças necessárias nos procedimentos”, explica Fernando Lopes.

Socioeducativo

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Barra do Garças também recebeu visita da comitiva. A direção da unidade mostrou as dependências do prédio para Dorilêo e seu adjunto, Enéas Corrêa. Todos os problemas enfrentados pelos servidores daquela unidade foram anotados pelos gestores. De acordo com os secretários, o governador Pedro Taques está sensível a questão enfrentada pelo Socioeducativo, principalmente a falta de estrutura dos prédios que abrigam os Cases, e que este ano tomará medidas para dar solução aos problemas constatados. 

“A Sejudh tem procurado parcerias com o Poder Judiciário e outras instituições, seja via Conselho da Comunidade, via prefeituras, para ver o que podemos fazer para mitigar ou dar solução definitiva aos problemas enfrentados por nossos servidores”, disse Dorilêo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet