Notícias / Saúde

09/05/16 às 19:19

Encontro reúne gestores para debater a Saúde em MT

Jaqueline Siqueira

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá sedia no período de 10 a 12 de maio o XIX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso evento que tem por objetivo promover o debate através dos painéis temáticos de assuntos salutares para a gestão da saúde. A abertura será realizada no dia 10 de maio, às 19:30hs, no hotel Holiday Inn Cuiabá, localizado na Av. Miguel Sutil.

O encontro é realizado anualmente pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONSASEMS) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A organização estima que mais de 250 pessoas, entre gestores e trabalhadores da Saúde, militantes do SUS e estudantes da área da saúde, participem do evento.

O encontro congrega atividades como Tenda Paulo Freire que traz práticas integrativas como benzedeiras, massoterapia, entre outras; Exposição de experiências exitosas e trabalhos realizados pelos municípios mato-grossenses em formato de Pôster e Banner, Stand de Atendimento do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES): Requalifica, E-SUS, PMAQ, Programa Mais Médicos e emissão do Cartão SUS pelo DATASUS/MS.

PAINÉIS:

Visando ampliar o debate sobre temas de grande relevância para a Saúde os participantes irão contar com os cinco painéis que vão ocorrer no período vespertino, do dia 11 de maio. Participam dos painéis expositores de renome nacional, ligados as três esferas de poder.

Os debates nos painéis ocorrem simultaneamente, sobre os seguintes temas:

1) Financiamento da Saúde como indutor do modelo de Atenção que queremos;
2) Regionalização da Saúde: Princípio orientador da descentralização de ações e serviços de saúde e dos processos de negociação e pactuação entre gestores;
3) Complexo Regulador: Meio de qualificação do acesso da população aos serviços de saúde do SUS;
4) Sistema de Informação em Saúde: Ferramenta essencial de compreensão dos problemas e avanços da saúde e de segurança nas tomadas de decisões;
5) Avaliação do Programa Mais Médicos para o Brasil em MT – 03 anos de Desafios e Superação.

LANÇAMENTO

A programação conta ainda com o lançamento da segunda edição da Cartilha “O Financiamento do SUS” elaborado pela equipe técnica do COSEMS. Serão mil exemplares, confeccionados com recursos próprios do Conselho que objetivam municiar os gestores de informações, principalmente, sobre o uso dos recursos na Saúde.

A cartilha contempla informações essenciais para os gestores de forma resumida e abordando regras de planejamento e financiamento, como informa Elizabeth de Arruda Pinto, técnica do COSEMS responsável pela compilação dos dados.

“Queremos com a cartilha municiar nossos gestores com informações de forma compacta e traduzidas de forma simples, para facilitar a tomada de decisão. Esta nova edição, atualizada, compila dados para o fortalecimento da gestão municipal. Esperamos com isso contribuir com este instrumento que atenda na prática o cotidiano dos gestores municipais de Saúde”, sintetiza a presidente do COSEMS, Silvia Regina Cremonez Cirena.

30 ANOS DO COSEMS

O evento compõe a celebração os 30 anos de criação do COSEMS/MT, contando com a entrega de homenagem os presidentes que ao longo destes anos estiveram à frente da instituição e jantar de confraternização.
 
O COSEMS/MT atua na defesa e apoio às Secretarias Municipais de Saúde de forma cooperativa e em consonância aos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é vinculada ao CONASEMS e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM/MT).
 
O COSEMS/MT consolida-se, ao longo destas três décadas, como defensor intransigente do direito a saúde como condição fundamental de cidadania. Vem também, somando esforços no sentido de fortalecer a gestão municipal para que de fato e de direito, este ente federativo, exerça sua competência de gestão e atenção à saúde da população de forma autônoma, eficaz, democrática e solidária. (ASCOM/COSEMS-MT – Jaqueline Siqueira)
 
PROGRAMAÇÃO
Dia 10/05/2016
 
13hs – Credenciamento
19:30hs – Solenidade de Abertura
20hs - Conferência Magna – Pacto Interfederativo na Perspectiva da Atenção Básica como Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado - Conferencista: Mauro Junqueira – Presidente do CONASEMS - Coordenação: Silvia Regina Cremonez Sirena - Presidente do COSEMS-MT
21:45hs – Homenagem aos Presidentes do COSEMS-MT ao longo dos 30 anos
22 hs – Jantar/Atividade Social celebração 30 anos COSEMS
 
Dia: 11/05/2016
 
08 hs – Lançamento da Cartilha “Financiamento do SUS” – 2ª Edição.
08:30 às 12hs – Mesa Redonda - Modelo de Atenção: Atenção Básica como garantia de Acesso e Resolutividade
Expositores:  Ilano Almeida Barreto e Silva- DAB/MS, Aluísio Gomes da Silva Junior (Prof. Associado IV, MD, PHD, Diretor do Instituto de Saúde Coletiva – ISC/Universidade Federal Fluminense- UFF), Secretaria Estadual de Saúde/MT, Prof. Dr. Julio Strubing Muller Neto - Coordenador: Fábio Henrique Lago – Vice Presidente do COSEMS/MT
11 às 12hs – Debate
12 às 13:30hs – Almoço
Painéis- 13:30 – 18:00 hs
1) Financiamento da Saúde como indutor do modelo de Atenção que queremos
Palestrantes: Daniel Faleiros - Assessor Técnico CONASEMS, Carlos Magno Ferreira – SIOPS/MS, Regina Amorim – SES/MT, Elizabeth de Arruda Pinto – equipe técnica COSEMS/MT.
Coordenador: Agostinho Bespalez – Vice Presidente Regional COSEMS/MTRelator: Edson Brunetti da Silva
 
2) Regionalização da Saúde: Principio orientador da descentralização de ações e serviços de saúde e dos processos de negociação e pactuação entre gestores
Palestrantes: Jurandir Frutuoso – CONASS, Rodrigo Lacerda – Assessor Técnico CONASEMS: Maria da Penha- COSEMS/PR, Maria Salete Ribeiro – Secretária Adjunta SES/MT.
Coordenador: Silvia Regina Cremonez Sirena – Presidente COSEMS/MT – Relator: Edicársia Milhoreto
 
3) Complexo Regulador – Meio de qualificação do acesso da população aos serviços de saúde do SUS.
Palestrantes: Agnaldo Gouveia – SMS Icaraíma/PR, Lisiane Fagundes – SMS Viamão/RS, Dr. Iracema Maria de Queiroz – SMS Cuiabá/MT
Coordenador: Fábio Henrique Lago – Vice Presidente COSEMS/MT – Relator: Erislane A. de Oliveira Silva
 
4) Sistema de Informação em Saúde- ferramenta essencial de compreensão dos problemas e avanços da saúde e de segurança nas tomadas de decisões.
Palestrantes: Maria Sirleide Gonçalves – SMS Alta Floresta/MT, DAB/MS,  Domingos Sávio Rodrigues Carvalho – SMS/Araguaiana/MT.
Coordenador: Aciomar Marques Carvalho – Secretário de Saúde de Peixoto de Azevedo - Relator: Paulicéia Bento Rodrigues
 
5) Avaliação do Programa Mais Médico para o Brasil em MT – 03 anos de Desafios e Superação
Palestrantes: Felipe Proenço de Oliveira/MS, OPAS, MEC,  Prof. Reinaldo Gaspar Mota/UFMT, Dr. Livan Rojas Lantigua/SMS Cáceres e Dr. Sergio Felipe Ferreira Nicolau/SMS Nova Bandeirantes.
Coordenador: Alan Eidi Uema – Referência descentralizada- MS - Relator: Marciele Zandonadi
 
15:30 – 15:45 hs – Coffee Breack.
Dia: 12/05/2016
08hs – Assembléia Geral do COSEMS/MT e Encerramento do Encontro.
10hs – Reunião de Diretoria do COSEMS/MT.
12hs às 14hs – Almoço
14hs – Reunião de CIB Estadual


ATIVIDADES SIMULTÂNEAS (10 a 12/05/2016)
 
Tenda Paulo Freire/ Exposição de Banner e Pôster/ Stand de Atendimento do Ministério da Saúde e SES: Requalifica, E-SUS, PMAQ, Programa Mais Médicos/ Emissão do Cartão SUS- DATASUS/MS

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet