Notícias / Governo de MT

09/05/16 às 10:46

Governo lança Plano Estadual de Políticas sobre Drogas

Plano será lançado durante Fórum Políticas sobre Drogas, no próximo dia 11 de maio, em Cuiabá

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
No próximo dia 11 de maio, às 09h, durante o “Fórum Políticas sobre Drogas: Diálogo e Ações 2016”, o Governo de Mato Grosso lançará o “Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016”. O documento foi elaborado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O evento será no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá. 

O superintendente de Políticas sobre Drogas da Sejudh, Paulo Roberto Santana Júnior, explica que na oportunidade será discutido o problema mundial das drogas e serão apresentadas as estratégias e metodologias para prevenção ao uso precoce e abusivo de álcool e outras drogas, que compõem o referido plano. “Dezessete municípios que tem apresentado índices significativos de violências e presença de drogas terão prioridade na implementação das ações do plano em 2016”. 

Paulo explica que a proposta será estendida aos demais municípios em 2017 e 2018. “A equipe da Superintendência construiu sua proposta de ações para cumprir suas atribuições com a sociedade mato-grossense, tudo com base em evidências científicas, seguindo as orientações internacionais e nacionais que norteiam as políticas públicas sobre drogas”. 

A superintendência é responsável por promover a execução das políticas públicas aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd), bem como a função social do Estado na promoção, prevenção, cuidado e reinserção social ao usuário de álcool e outras drogas.

Ações

Na proposta de fortalecimento da Rede de Prevenção, a Sejudh apresenta programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseadas em evidências científicas que apontam que o que efetivamente previne o uso é o fortalecimento dos fatores de proteção social, bem como a redução dos fatores de risco social e da vulnerabilidade. 

Este formato de atuação desenhado para as ações da Superintendência de Políticas sobre Drogas foi adotado para a elaboração do “Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas - Ações 2016”.

As ações do Plano terão início logo após a realização do Fórum, começando pelos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, estendendo-se até o final do mês de novembro deste ano a outros 15 municípios que apresentam altos índices de violências e presença de drogas (Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Guarantã do Norte). 

Mais informações: (65) 8119-7875 - Paulo Roberto Santana Júnior.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet