Notícias / Cultura

08/05/16 às 14:27 / Atualizada: 08/05/16 às 14:44

Vem Pra Arena - Edição com atrações regionais agrada o público

Para quem gosta de aproveitar o domingo para o lazer com a família na Arena Pantanal, vale lembrar que as feiras de gastronomia e de artesanato continuam neste domingo (08).

Graciele Leite | SEC

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Vem Pra Arena - Edição com atrações regionais agrada o público

Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

Em homenagem ao 268º aniversário de Mato Grosso, celebrado nesta segunda-feira (09 de maio), a primeira edição do Vem Pra Arena de 2016 trouxe ao público uma programação cultural variada, com diferentes manifestações artísticas regionais. Entre os destaques, rasqueado cuiabano, siriri e cururu, quadrilha e dança gaúcha, além de teatro, gastronomia e artesanato.

Reconhecidos nacionalmente como representantes legítimos do rasqueado cuiabano, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho pôs a plateia para dançar com os sucessos como Pixé, Moreninha do CPA e É Bem Mato Grosso. A assistente social Katia Simone de Oliveira era uma das mais animadas em frente ao palco. Ela, que se diz cuiabana de ‘tchapa e cruz’, é fã de rasqueado e prestigiou o Vem Pra Arena justamente pela programação regional. “O trio representa muito bem a nossa cultura, e o evento oportuniza essa troca de conhecimento, principalmente para os jovens, que hoje em dia só querem ficar no celular. Os filhos e netos precisam conhecer nossas raízes”.  

A animação também ficou por conta do Balancê do Cerrado, grupo de quadrilha de Nova Xavantina, que surpreendeu o público pela vivacidade e cuidado com a coreografia e o figurino. Vencedora por duas vezes do Festival de Quadrilhas do Araguaia, em 2015 e 2013, o grupo trouxe a Cuiabá o espetáculo ‘No toque da sanfona’, que conta a história de amor entre Zé do Fole e Maria Flor de Maracujá, que se apaixonaram ao som do instrumento musical.

De acordo com o presidente do Balancê do Cerrado, esta é a terceira apresentação de ‘No toque da sanfona’ em Mato Grosso, e no Vem Pra Arena estavam 38 dos 60 componentes do grupo. “Eu não conhecia e vim no evento para ver como é esta quadrilha. Foi maravilhoso, melhor do que eu imaginava. Essa dança alegre em um figurino tão bem feito, nem imaginava que no Araguaia tinha um trabalho tão bonito assim”, revelou a aposentada Elaine Lopez Paiva.

A quadrilha, dança típica das festas juninas, é uma das principais manifestações culturais da região do Araguaia, que sedia anualmente um disputado festival. Criado em 2011, o Balancê do Cerrado preserva uma cultura forte na região e promove a inclusão social ao contar com muitos jovens entre os seus integrantes.

Com passos cuidadosamente ensaiados, o volume das saias harmonizou com os passos dos meninos, e o grupo 'Cuiabaninhos Franciscanos' encantou. Composto por 30 crianças de 08 e 12 anos, o grupo faz parte de um projeto da Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, do bairro São Francisco, em Cuiabá. O professor Cleber de Moraes conta que, além educar e preservar uma das mais tradicionais manifestações artísticas de Mato Grosso, o projeto oferece lazer aos estudantes. “Eles adoram. Tem até fila de espera para entrar no grupo”.


Outra atração da noite foi o grupo de vozes masculinas Alma de Gato, composto por Gilberto Nasser, Jefferson Valle, Kael Nasser e Matheus Felipe. Cantando à capela, o quarteto impressionou quem assistiu.

Os dançarinos do Centro de Tradições Gaúchas Pousada do Sul, de Querência, viajaram quase mil quilômetros para mostrar aos cuiabanos a chula, dança tradicional folclórica da região sul do país. Ao todo são 28 integrantes com até 13 anos.

Durante os intervalos entre os shows, a animação ficou por conta dos humoristas Totó Bodega e Comadre Pitú, apresentadores desta primeira edição do Vem Pra Arena. O projeto ainda contou com encenação dos grupos de artes cênicas Teatro Faces e Comadança, além do Congo de Livramento e três projetos voltados à literatura – Inclusão Literária, Biblioteca Itinerante e uma feira literária.

Encerrando a noite deste sábado (07.05), a dupla Felipe & Ferrari, com um repertório de clássicos e sucessos do sertanejo, além da música própria “A carta de Larissa”, cujo clipe superou 5 milhões de acessos no YouTube. 

Manoel de Barros
Em memória ao poeta Manoel de Barros, cujo centenário é celebrado em 2016, o Vem Pra Arena trouxe o show ‘Crianceiras’, do cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo. O espetáculo é fruto de um projeto educativo que se tornou um elogiado CD, no qual poemas e versos de Manoel de Barros foram musicados para o público infantil.

Márcio de Camillo explica que, o espetáculo, há quatro anos na estrada e visto por mais de 170 mil pessoas, foi acompanhado de perto pelo poeta durante a composição e também traz ilustrações de Marta de Barros, filha de Manoel. “É um espetáculo lúdico, imagético, que se traduz em várias linguagens, combinando a poesia com o teatro, a música e o cinema de animação”.

Durante a apresentação, enquanto Márcio de Camillo canta e encena, ele interage com um telão com imagens em animação. Ao mesmo tempo há uma interação com narração de vozes infantis e uma coreografia que dá a impressão que os dançarinos saem do telão para o palco. “Foi como mágica”, resumiu Pietra Manoela Marinho, de quatro anos, que estava no evento com a mãe Susan Marinho.

“Foi muito interessante, é lúdico e descontraído, ótimo para atrair a atenção das crianças”. Quem também curtiu o show foi a professora de literatura Juliana Curvo, que foi ao Vem Pra Arena só pra conferir a homenagem ao poeta. “Superou minhas expectativas, muito boa essa mistura de poesia com animação”.

O Vem Pra Arena é um evento realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e toda programação artística é gratuita ao público.

Feira Gastronômica e de Artesanato
Para quem gosta de aproveitar o domingo para o lazer com a família na Arena Pantanal, vale lembrar que as feiras de gastronomia e de artesanato continuam neste domingo (08). A programação começa às 17h e segue até 22h. A atração cultural será o show do Trio Brasilis, com repertório de samba e MPB.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Heranças, negócios...

         É normal darmos importância ao que acontece no âmbito de nosso campo de visão, os chamados acontecimentos físicos para os quais normalmente estamos preparados para...

 

Enquete

Você votaria em Bolsonaro ou em Lula se as eleições fossem hoje?

 
 
 
Sitevip Internet