Notícias / Meio Ambiente

05/05/16 às 10:42

Técnicos do ISA visitam áreas de restauração na região de São José do Xingu

Rafael Govari – ISA

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Técnicos do ISA visitam áreas de restauração na região de São José do Xingu

Capim tomou conta completamente da área. Na imagem pode ser observado uma árvore de jenipapo que sobreviveu

Foto: Junior Micolino – ISA

Técnicos do ISA (Instituto Socioambiental) percorreram entre os dias 28 de março e 07 de abril, áreas em processo de restauração nos municípios de São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso. Essas visitas foram uma continuidade à rodada realizada no mês de fevereiro deste ano, quando participaram também técnicos do Ipam, do ICMBio e do Idesam (clique aqui para ler a reportagem).

Nessas visitas os técnicos avaliam como está o processo de restauração de cada área implantada durante o período da Campanha Y Ikatu Xingu. Nas áreas visitadas são avaliadas a quantidade de indivíduos por hectare, se há presença de espécies invasoras, além da presença de animais silvestres, entre outros dados, que serão tabulados para assim analisar como está o desenvolvimento das áreas.

As áreas visitadas na primeira expedição estavam localizadas na região de Canarana, nas cabeceiras do Rio Xingu, onde a agricultura está mais consolidada. Áreas de agricultura tendem a ser mais limpas. Já a região visitada nesta segunda rodada, mais ao norte da região Xingu Araguaia, ainda tem a pecuária como base econômica forte. Algumas dessas áreas eram de pastagens degradadas e foram recuperadas com mudas, mas os resultados não foram promissores.

O técnico do ISA Junior Veiga disse que a recuperação a partir de mudas, principalmente onde não ocorreu manutenção, não apresentou bons resultados. “Observamos que nas áreas onde foi realizado o plantio com mudas e não ocorreu nenhum tipo de manutenção, as mesmas estão fadadas ao insucesso, pelo motivo do capim ter tomado conta das mesmas”, disse Junior. O técnico do ISA Guilherme Pompiano destacou que até mesmo onde foi utilizado o plantio direto, em áreas que antes eram de pastagens, a braquiária também atrapalhou o desenvolvimento da recuperação.

Porém, as observações nesta segunda rodada também reafirmaram que o plantio direto de sementes utilizando a muvuca tem respondido muito bem na restauração de áreas degradadas. “As observações feitas reafirmam que a técnica da semeadura direta de floresta responde muito bem para a restauração em larga escala”, disse Guilherme. O mesmo foi compartilhado por Junior, acrescentando que nestas áreas foi observado uma grande diversidade de indivíduos de tamanhos variados florindo e frutificando.

Na última rodada participaram os técnicos do Instituto Socioambiental Cleiton Marcelino, Guilherme Pompiano e Junior Veiga, além do coletor da Associação Rede Sementes do Xingu Cleber Marcelino.



Faz Eloisa_poucas espécies se estabeleceram e falta de manutenção nas cercas
Poucas espécies se estabeleceram e se percebe falta de manutenção nas cercas – Foto: Junior Micolino – ISA

Faz Alvorada_falta de manutenção pra controle do capim e o mesmo encontra-se tomando conta da área
Falta de manutenção fez o capim tomar conta da área – Foto: Junior Micolino – ISA

Fazenda Brusque localizada no Municipio de Santa Cruz do Xingu - Imagem Junior Veiga
Regeneração em andamento com bons resultados alcançados a partir do plantio direto de sementes na Fazenda Brusque, localizada no Município de Santa Cruz do Xingu – Foto: Junior Micolino – ISA

Fazenda Cumaré localizada no Municipio de São José do Xingu - Imagem Junior Veiga
Regeneração em andamento com bons resultados alcançados a partir do plantio direto de sementes na Fazenda Cumaré, localizada no Município de São José do Xingu – Foto: Junior Micolino – ISA

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet