Notícias / Agricultura

04/05/16 às 15:40 / Atualizada: 04/05/16 às 23:37

Ribeirão Cascalheira realiza 3ª Feira da Agricultura Familiar

Rosana Persona | Empaer-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Cascalheira realiza 3ª Feira da Agricultura Familiar

Foto: Henrique Pimenta

Em comemoração ao 28º aniversário do município de Ribeirão Cascalheira, foi realizado o festival gastronômico com a “queima do alho”, que elegeu o melhor prato típico tropeiro, e a III Feira da Agricultura Familiar. Com objetivo de manter viva a cultura do peão brasileiro e do agricultor familiar, o evento reuniu mais de 8 mil pessoas, durante três dias,de 29 de abril a 1 de maio.

 O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino, explica que a Feira da Agricultura Familiar tem a finalidade de fomentar negócios e gerar benefícios para o produtor, por meio da promoção, divulgação e especialmente, comercialização de seus produtos. Participaram 30 produtores rurais, comercializando artesanato, doces, conservas, produção de vassouras, queijos, requeijões, pamonha, hortaliças e outros. “A intenção foi mostrar o potencial da região e promover integração e entretenimento”, destaca Carlos.

Durante o evento, a Empaer realizou a doação de mais de 600 mudas de plantas nativas para reflorestar áreas degradadas, áreas urbanas, calçadas e quintais, com o intuito de contribuir com a arborização e o bem estar da população na redução das ilhas de calor. Conforme Quintino, a III Feira mostrou o valor da agricultura familiar, com e a finalidade era transformar o evento numa vitrine para que todos os participantes tivessem acesso aos trabalhos desenvolvidos na região leste.

No município de Ribeirão Cascalheira existem sete assentamentos rurais e aproximadamente 6 mil agricultores familiares. A feira contou com a participação das extensionistas da Empaer Glaci Ducatti, e Lucimara Longo, e do técnico agrícola, Argemiro Coelho Moraes. Foi apresentado o trabalho executado pelos técnicos da Empaer em atendimento aos agricultores familiares, mostrando o que produzem em suas propriedades, gerando lucro e renda para a família rural.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet