Notícias / Água Boa

04/05/16 às 04:08

Escola Estadual 9 de Julho fará o Sarau Literário e Ciclo de Formação Profissional para marcar os 30 anos de educação no Coração do Brasil

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Em comemoração aos 30 anos de educação em Água Boa, a Escola Estadual 9 de Julho fará um Sarau Literário para a comunidade local e regional.

O evento, que será no dia 13 de maio na Câmara Municipal e terá como tema “ O 9 é bem Água Boa, o 9 é muito mais Brasil”, marca o lançamento do Festival de Arte, Comunicação e Expressão que ocorrerá em setembro de 2016. Para o Sarau, a escola contará com a presença de declamadores locais e membros do grupo Vozes do Cerrado - Declamadores da UFMT/ Campus do Araguaia.

Já no sábado, 14, o dia será repleto de atividades voltadas à Formação Profissional Docente. Uma parceria firmada entre a SEDUC-MT, via escola e instituições de ensino superior como UFMT, IFMT, UAB e UNEMAT, possibilitou a presença de formadores, mestres e doutores para ministrarem palestras e participarem de mesa redonda sobre temas votados à educação em um Ciclo de Formação Profissional em Educação.

Segundo o coordenador do Evento, professor Waldiney Santana, esta é a segunda vez que a Escola 9 de Julho realiza um Sarau e o Ciclo de Formação Profissional tendo por base tais parcerias: - “O Evento é de suma importância para a região uma vez que a presença de formadores com larga experiência e alto nível de formação contribuirá para as ressignificações do trabalho em sala de aula”.

A Escola 9 de Julho, nos últimos anos, tem se destacado pela prática de projetos interdisciplinares voltados para a melhoria do ensino. Com cerca de 1250 alunos, a escola atende aos discentes de 6º ao 9ª do ensino fundamental regular, bem como oferece no período noturno, o ensino diferenciado da Educação de Jovens e Adultos. Os projetos são desenvolvidos por meio de práticas pedagógicas que estimulam o contato e a interação entre as áreas do conhecimento e movimentam toda a comunidade escolar.

Confira a programação:

 
  • Sexta 13/05 – Período Noturno:
 (CERIMONIAL- Esp.  Iama Guimarães e Esp. Elizabete Barbosa)
 
Abertura Oficial às 19:00h. – Esp.  Waldiney Santana
 
Composição da Mesa de Autoridades.
Lançamento: “9 de Julho - 30 Anos de Educação no Coração do Brasil”.
Apresentações Artístico – Coral em Libras- Grupo “9 de Julho” e Projeto Atividade-
(EJA). 
 
20:00H- Sarau Literário (Alunos e Docentes*** 9 de Julho - Participação Especial- Membros do Grupo Vozes do Cerrado- Declamadores da UFMT- Campus Araguaia
 
 21:00 H- Palestra – A Análise Discursiva e as suas ressignificações no cotidiano Escolar. –
Drª - Águeda Borges- Professora Doutora da UFMT- Campus Araguaia 
22:30 – Encerramento.

 
  • Sábado 14-05 - Programação Diurna (CERIMONIAL- Esp.  Waldiney Santana)
7:15 às 7:30- Credenciamento e Abertura
Esp.  Waldiney Santana
 
7:30-  Palestra: (Mestra Maria Claudino- UFMT- Campus Araguaia) Leitura e Escrita na Escola.

 
8:30- Palestra: (Mestre Marcelo Melquior- UNEMAT Campus Nova Xavantina (Diversidade Raciais na Escola- A aplicabilidade da lei 10639 /2003 no ambiente escolar)
9:30- Coffee Break
 
9:50 Palestra:  (Esp. Simone Berte- E.E Pascoal Ramos –) Relatos de experiências- Projeto da Escola Pascoal Ramos -Cuiabá
 
10:20 – Mesa Redonda – As Instituições de Ensino Superior, e a Formação Docente. 
(UFMT, IFMT, CEFAPRO e UNEMAT) mediadora: Esp. Iama de Azevedo. Proponentes: Águeda Borges, Marcelo Melquior, (Cefapro)
 
12:00 - Encerramento
 
13:30- Palestra (Drª- Águeda Borges- UFMT- Campus Araguaia )- A Prática  Docente, e os desafios da Profissão.
14:30- Palestra (Doutoranda  Heloisa Helena UFMT- Campus Cuiabá  )- “Literatura em Foco”-
 
15:30- Coffee  Break
 
15:45- Novo Projeto de Formação Continuada- (CEFAPRO BG)
16:15- Relatos de Experiência- (Esp. Jovelina Veloso- E.E 9 de Julho ) Projeto de Leitura -9 de Julho 30 anos de educação no coração do Brasil.

16:45 – Mesa Redonda:  O uso de Novas Tecnologias na EDUCAÇÃO e suas significações para a melhoria do ensino.
Mediadora: Esp. Raquel da Silva Kmiecik. Proponentes: Águeda Borges, Marcelo Melquior, Maria Claudino, Heloisa Helena, (Cefapro), Celia Ferreira de Sousa.
 
18:30 Encerramento – Esp.  Waldiney Santana
(Recolhas das assinaturas para certificação). 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet