Notícias / Agricultura

03/05/16 às 18:15

Empoderamento feminino: Mato Grosso será representado por Mulheres Rurais no Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017

Naine Terena

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Empoderamento feminino:  Mato Grosso será representado por Mulheres Rurais no Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017

Foto: Assessoria

Mato Grosso está mais uma vez representado em uma ação do Governo Federal. Agora será a vez da AMCA - Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia, de Juruena-MT, estar presente na Cerimônia de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e que contará com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

No evento que acontece nesta terça-feira, 03 de maio de 2016, às 15 horas, no Palácio do Planalto - Salão Nobre, a presidente da AMCA, juntamente com representantes da CONAB de Mato Grosso e de outras associações de todo o Brasil, irão participar da cerimônia de lançamento do Plano Safra, que visa fortalecer a agricultura familiar através da oferta de crédito, estimular a produção de alimentos agroecológicos, do extrativismo e de produtos que integram a cesta básica de alimentos, ampliando a atuação do Programa de Aquisição de Alimentos PAA-Conab.

No evento a Presidente Dilma assinará o contrato para liberação do recurso referente a Proposta de Formação de Estoques apresentada pela AMCA. A modalidade Formação de Estoques compõe o PAA e oportuniza a garantia de capital de giro para aquisição de matéria prima suficiente para geração de trabalho e renda durante todo o ano.

Segundo informações do Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), os incentivos para os agricultores familiares terão condições diferenciadas, com juros abaixo dos praticados no mercado. Além do crédito, o Plano Safra da Agricultura Familiar traz um conjunto de políticas públicas contínuas para fomentar a organização econômica e a sustentabilidade no meio rural.

Para a presidente da AMCA, Leonilda Grassi Buss, ter aprovado para Juruena-MT um dos primeiros projetos de Formação de Estoques, do ano 2016, no país, foi um grande orgulho. Além disso, a participação neste evento traz a oportunidade para a AMCA apresentar sua Tecnologia Social como modelo para muitos grupos de mulheres rurais de todo Brasil. Com a liberação deste recurso, será possível adquirir mais de 70 toneladas de castanha do Brasil in natura, envolvendo extrativistas de 04 etnias indígenas e do Assentamento Vale do Amanhecer. O beneficiamento desta produção gera trabalho e renda para mais de 60 mulheres rurais e traz alimentação de alto valor nutricional para mais de 50 mil pessoas em oito Municípios da região Noroeste de Mato Grosso, com produtos derivados da castanha do Brasil.

A AMCA nasceu em 2009, a partir de um grupo de mulheres rurais do Assentamento Vale do Amanhecer, que conquistou autonomia por meio da produção de derivados de castanha do Brasil. Em 2014 elas entraram no Projeto Sentinelas da Floresta, apoiado pelo Fundo Amazônia, e em parceria com uma cooperativa e mais quatro organizações indígenas da mesma região, que está desenvolvendo o negócio da castanha do Brasil, ampliando a escala de produção, o leque de produtos derivados e abrindo cada vez mais mercado para estes produtos.

 
 
  • Empoderamento feminino:  Mato Grosso será representado por Mulheres Rurais no Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet