Notícias / Nacional

02/05/16 às 21:46 / Atualizada: 03/05/16 às 23:21

Dilma homologa terra indígena de 27 mil hectares nos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte

Decreto publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda (2), confirma a demarcação administrativa de novas terras indígenas.

Agência Brasil

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Dilma homologa terra indígena de 27 mil hectares nos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte

Homens do povo Naruvotu em local de extrativismo de taquaras e caramujos na TI Pequizal do Naruvôtu, em 2005

Foto: Emerson Guerra - ISA

Decreto publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda (2), confirma a demarcação administrativa de novas terras indígenas. Uma delas é a reserva Pequizal do Naruvôtu, situada nos municípios mato-grossenses de Canarana e Gaúcha do Norte, com área total 27.980 hectares, ao sul do Parque Indígena do Xingu (MT)

“Fica homologada a demarcação administrativa promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), da terra indígena denominada Pequizal do Naruvôtu, localizada em Canarana e Gaúcha do Norte, Mato Grosso, destinada à posse permanente do grupo indígena Naruvôtu, com superfície de 27.878 mil hectares, 50 ares e 29 centiares e perímetro de 98.097 mil metros e 60 centímetros, a seguir descrita”, diz trecho do decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT).  

Nas últimas duas semanas, o Ministério da Justiça também declarou cinco grandes áreas como território tradicional indígena, sendo três em Mato Grosso. Em 20 de abril, o ministro Eugênio Aragão assinou duas portarias declaratórias publicadas no DOU, que reconheciam as terras indígenas Estação Parecis, localizada em Diamantino e Nova Marilândia e Kawahiva do Rio Pardo, situada em Colniza.

As reservas medem, respectivamente, 2,1 mil hectares e 411,8 mil  hectares e abrigarão, no primeiro caso, índios da etnia Paresi e, no segundo, os Kawahiva (Tupi-Kawahib), que vivem isoladamente – razão para a dimensão da área a eles reservada.

De 2011 a 2015, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Dilma homologou 18 terras indígenas. Os anos com maior número de homologações foram 2012 e 2015, cada um com sete. Em 2011, foram homologadas três terras indígenas. Em  2013, apenas uma área foi confirmada como território tradicional indígena. Em 2014, não houve nenhuma homologação. No período, o Ministério da Justiça publicou 14 portarias declaratórias.

comentar3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vando, em 04/05/16 às 20:55

    Ágora elabta tomando medidas p saí da crise kkkk é uma incongruente mesmo

  • por bruno nelseu peters, em 03/05/16 às 13:04

    Não vejo a hora de acabar com essa pouca vergonha de homologação de terras para esses preguiçosos aonde a esquerda corrupta só da privilégios. O país ja esta perdendo demais com essas demarcações e tutelagem desses povos . Marechal Rondon já pedia a integração do indio à sociedade Já esta passando da hora de terem as obrigações do cidadão brasileiro principalmente fora das áreas indigenas

  • por Roberto, em 03/05/16 às 08:21

    Agora o Brasil vai para frente, era o que estava faltando para o crescimento do Brasil... empresas fechando, quebra na safra agrícola em todo o Pais e a Presidente vai dar terra aos Indígenas e olha que não é nem dia do Índio, ta na Hora Dona Dilma de ir para casa.

 
 
 
Sitevip Internet