Notícias / Saúde

29/04/16 às 15:18

Aumento alarmante de obesos em 40 anos preocupa a Organização Mundial da Saúde

Tabata Mertz

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
De acordo uma pesquisa divulgada pelo periódico médico “The Lancet”, existem mais pessoas acima do peso do que abaixo do peso em todo o mundo. Mais de 640 milhões de pessoas são consideradas obesas segundo a análise de tendências globais do índice de massa corporal. Um em dez homens e uma em cada sete mulheres são obesos.

O estudo constatou um alarmante aumento nas taxas de obesidade nos últimos 40 anos: o número de pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 30 saltou de 105 milhões, em 1975, para 641 milhões em 2014.

A pesquisa é resultado da parceria entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais de 700 pesquisadores no mundo que analisaram informações de peso e altura de aproximadamente 200 milhões de adultos em 186 países.

Os dados apontam que existe um alto número de pessoas que podem desenvolver diversas doenças decorrentes do excesso de peso. O controle da pressão alta e do colesterol, por exemplo, pode ser feito com o auxílio de medicamentos, como o Xenilipi, que reduz em até 30% a quantidade de gorduras absorvidas pelo organismo após as refeições, inibindo a ação as enzimas responsáveis pela quebra e armazenamento das moléculas de gordura. Porém, toda medicação voltada para o auxílio na luta contra a obesidade só pode ser consumida após a recomendação médica, visto que a automedicação também é um problema de saúde mundial.

Mesmo com os avanços na indústria de fármacos e o aumento da acessibilidade aos medicamentos, existe a necessidade de mudanças econômicas e comportamentais em todo o mundo para combater a obesidade e evitar que ela se torne um mal social irreversível. Uma das medidas sugeridas por Majid Ezzati, professor da escola de saúde pública do Imperial College de Londres, é tornar os alimentos saudáveis tão acessíveis quanto os não saudáveis, principalmente em relação aos preços.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet