Notícias / 0000

29/04/16 às 13:41 / Atualizada: 29/04/16 às 15:14

Tudo o que você precisa saber para usar melhor o chuveiro

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O chuveiro pode ser o centro de diversos problemas dentro de casa. Os aparelhos elétricos utilizam as resistências para aquecer a água, o que faz com que os gastos energéticos sejam altos.
 
Sem esquecer também a água que muitas vezes acaba desperdiçada no caso de banhos demorados. Entretanto, ele não precisar ser o vilão em casa e seus banhos também não deverão deixar de ser relaxantes e prazerosos.
 
É possível conciliar a presença do chuveiro em casa, sem que seja preciso ter prejuízos ou sustos no final do mês. Tudo com a consciência da preservação da natureza e seus recursos e uma melhora até mesmo na hora de se entender com os mecanismos do seu aparelho.
 
Ele funciona de maneira bastante simples, mas alguns detalhes conseguem fazer com que a sua relação com ele seja muito melhor. É o caso das resistências que vivem queimando, por exemplo. Essa insatisfação está presente em diversos lares e pode ter uma justificativa simples, que pode ser solucionada rapidamente e sem precisar realizar nenhuma obra ou gasto extraordinário.
 
É pensando nisso que selecionamos algumas das dúvidas e pontos que podem ser importantes para conseguir utilizar melhor o seu chuveiro e aproveitar mais ainda a hora do banho.
 
Resistência
Ela é a parte central do chuveiro, o mecanismo que garante que a água atinja temperaturas maiores.
 
A resistência é uma peça que consegue fazer com que a energia elétrica que passa por ela se transforme também em energia térmica. Ou seja, é um objeto metálico que esquenta quando conectado à energia.
 
A água então passa por ela e retorna em temperaturas maiores, fazendo do banho aquela hora relaxante e terapêutica. Entretanto, é preciso garantir que a resistência tenha sempre o modelo adequado ao seu chuveiro e também ao seu bolso.
 
Isso porque os modelos mais potentes de chuveiro geralmente usam resistências com maior consumo energético. Além disso, esse mecanismo de aquecimento é um dos que mais consomem a energia de uma casa. Dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), demonstram que 72% dos lares do Brasil possuem o aparelho. Ao mesmo tempo, seu consumo chega a 43% - quase metade do total de gastos mensais de energia elétrica nas épocas mais frias do ano.
 
Qual escolher?
É pensando justamente nesses gastos que certa atenção precisa ser dispensada sobre os chuveiros e seu uso consciente. A escolha da resistência também depende da estrutura do seu lar e das necessidades, principalmente durante o inverno.
 
Nessa época, um banho de 15 minutos gasta em média 40,50 kWh. Na hora da conta, isso significa aproximadamente R$ 14,89 por mês e R$ 0,50 por banho. Além disso, há diferentes modelos no mercado e cada modelo de aparelho pede um específico. Elas precisam ser trocadas periodicamente, mas a tarefa é simples.
 
Basta desligar a eletricidade e acoplar o novo modelo. Lembre-se sempre de abrir a água antes de religar novamente o disjuntor. Isso garante que ela não seja queimada novamente. Para saber qual delas comprar, verifique se há fiação elétrica perto do chuveiro e a voltagem. Com essas informações, você pode comprar uma nova resistência com segurança.
 
Pressão da água
Para medir a pressão da água que sairá pelo chuveiro, é preciso antes entender o mecanismo nos encanamentos. A medida usada são os metros de coluna d’água (m.c.a.). Ela tem relação direta com a distância em queda percorrida pela caixa d´água.
 
Por exemplo, 15 metros de altura da caixa até o apartamento significam 15 m.c.a. No caso dos apartamentos, quanto mais próximo da caixa e mais altos, a pressão fica menor. Portanto, os apartamentos mais baixos possuem a melhor pressão, justamente pela queda de água. No caso das casas, a medida é diferente se ela recebe água da rua, que já é suficiente.
 
Como saber se a pressão é adequada?
Tudo isso fica definido também na hora da compra do aparelho, que define a pressão ideal para seu tamanho e vazão de água. Nas embalagens, geralmente é expresso a quantidade de m.c.a. necessários para conseguir um bom banho.
 
Mas se sua casa ou apartamento não possui pressão suficiente, não se preocupe. É possível escolher entre diferentes modelos de pressurizador e garantir que a água chegue perfeita até o chuveiro. Assim, é possível usar diferentes aparelhos, sem limitações. Eles são econômicos e garantem o banho perfeito, independentemente das condições.
 
Custo benefício
Por fim, é preciso também entender a potência do chuveiro. Ela influencia diretamente nas temperaturas atingidas na hora de aquecer a água. Entretanto, a grande questão fica justamente pelo contraponto dos gastos energéticos, também altos.
 
Por isso, vale a pena pensar muito bem na hora de optar por um chuveiro maior e mais potente. Isso pode gerar um aumento considerável na conta de luz. No entanto, optar por uma potência menor e uma baixa vazão de água pode gerar outros problemas.
 
Além de um banho menos agradável, há o risco de queimar as resistências pela baixa quantidade de água que passa pelo mecanismo. Uma medida que garante que a temperatura seja agradável para todos é buscar sempre encurtar o tempo dos banhos. No inverno ou no verão, eles precisam ser rápidos. Os especialistas indicam ainda fechar a torneira na hora de se ensaboar e só ligar novamente para enxaguar.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet