Notícias / Nacional

28/04/16 às 23:50

Ela matou a pau: Jurista reafirma e explica crime de responsabilidade de Dilma

Janaina Pachoal explica como Dilma lesou o orçamento e o decoro

Redação com Diário do Poder

Imprimir Enviar para um amigo
Ela matou a pau: Jurista reafirma e explica crime de responsabilidade de Dilma

A jurista Janaina Paschoal é co-autora do pedido de impeachment sob exame. (Foto: André Dusek/AE)

Foto: André Dusek/AE

Convidada para falar na Comissão Especial do Impeachment nesta quinta-feira, 28, a advogada Janaina Paschoal, que é uma das autoras do pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff, disse que o governo sabia que as pedaladas fiscais eram ilícitas e por isso as escondeu. "A prova do dolo é que o governo escondeu a manobra, porque sabia que era ilícita", disse.Falando de maneira didática, firme, desassombrada, a jurista empolgou ainda mais os defensores do impeachment. "Ela deu show!", admitiu um senador do PDT ainda relutante quanto ao julgamento final da presidente. "Ela matou a pau", reconheceu uma colunista de emissora de TV.

O discurso de Janaina se arrastou por quase uma hora até que ela chegasse aos pormenores da denúncia acolhida pelo Congresso Nacional para afastar a presidente Dilma Rousseff. Ela falou sobre sua trajetória profissional, sobre seu estado de saúde, sobre e-mails que recebe da população e só ao final se dedicou às pedaladas fiscais.

Segundo ela, o governo tomou empréstimos em uma operação de crédito por antecipação, algo que afrontaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Foi lesão ao orçamento e ao decoro. E ela é inocente?", questionou, já rouca.

Em resposta ao líder do PT, Humberto Costa (PE), que afirmou que Janaína Paschoal prega "discurso de ódio e discurso político", a professora da Universidade de São Paulo, fez questão de salientar: "Vossas excelências [do PT] vêm há décadas dividindo o país, eu pronho união. Isso é discurso político? Sim. Mas não é partidário." O senador petista, ao final da sua fala, levantou a bola da "eleição direta", ao defender uma PEC para adiantar o pleito presidencial, e acusou a advogada de ser contra o voto direto: "Eu nunca falei contra eleição direta. Falo de eleição antecipada. Não há previsão constitucional para eleição antecipada. Para impeachment tem," concluiu.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 29/04/16 às 12:47

    Esse senhora é filiado ao PSDB assim o outro jurista. Assisti o depoimento de ambos na TV Senado. Tive náuseas ao ouvir tanta política de baixa nível e nada de discussão sobre o processo que tem haver o relatório jurídico contra a Presidente Dilma. Falaram tanta asneira e besteira que se assemelha as falas dos jornalistas na mídia brasileira como dizer Millôr Fernandes no texto "A Imprensa brasileira sempre foi canalha uma das grandes culpadas das condições do país, mais do que as forças que dominam politicamente, é nossa imprensa.Nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão que já nasceu covarde."

 
 
 
Sitevip Internet