Notícias / Internacional

28/04/16 às 08:10

Peru - Caravana da Integração conhece modelo de zona franca

Thiago Andrade | Gcom-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Com o objetivo de buscar experiências para a administração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, o governador Pedro Taques e os membros da Caravana da Integração conheceram a Zona Franca de Tacna. A ferrovia Bioceânica que está em fase de estudos deve ligar Mato Grosso ao território peruano. 

Foi apresentado ao governador e sua equipe como funciona a Zona Franca da cidade na questão tributária, capacidade de produção, geração de empregos e também de logística. A administração regional apresentou aos membros da Caravana da Integração os investimentos do governo em rodovias. 

Ao conhecer as potencialidades de Tacna, o governador Pedro Taques destacou que Mato Grosso produz 50 milhões de toneladas e precisa enviar grande parte deste volume para os países asiáticos, principalmente a China. Entretanto, o estado precisa buscar parceiros com portos que tenham capacidade de transportar grande volume de cargas. 

“Viemos a Tacna para conhecer de perto o trabalho que vocês fazem aqui e dessa forma fomentar a economia regional. Vamos buscar um acordo para que os produtos da Zona Franca possam chegar em Mato Grosso e o que for produzido na ZPE ganhe espaço para ser transportado por aqui” disse Taques.

Acordo de cooperação 

Pedro Taques e o governador regional de Tacna, Omar Gustavo Flores, assinaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento dos dois territórios. Pelo acordo, os governadores vão trabalhar para desenvolver projetos nas áreas de turismo, infraestrutura e logística. Será criada estratégia para impulsionar a transformação da produção mato-grossense em produto de valor agregado, através da Zona Franca. 

O acordo também prevê o compartilhamento de técnicas agrícolas e industriais. No mesmo sentido, o acordo prevê o cumprimento em sua integralidade dos acordos e normas sanitárias animal e vegetal. Também está previsto um maior intercâmbio cultural, estudantil e científico. Além da facilitação na troca de informação para a liberação de pessoas e mercadorias.  

O governador de Tacna destacou que o território está localizado em uma região estratégica, com fronteira para dois países, Chile e Bolívia, e que agora busca se integrar com o Brasil. Relembrando os números da produção mato-grossense, o governador ressaltou que a proximidade territorial diminuiria o tempo para a chegada da produção mato-grossense aos portos da Ásia. 

Caravana da Integração 

A Caravana da Integração termina nesta quarta-feira (27.04). A comitiva liderada pelo governador Pedro Taques visita os portos de Ilo, Matarani e segue para Arequipa onde um novo acordo será assinado e ocorrerá o encerramento da comitiva.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet