Notícias / Justiça

26/04/16 às 09:43

Promotora aponta que filho de Silval atuava como 'extensão' do pai em esquemas criminosos

Preso nesta segunda-feira, Rodrigo é apontado pelo MPE como aquele que fazia cumprir as determinações do chefe, o braço direito do líder do esquema criminoso.

Celly Silva - Repórter MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Promotora aponta que filho de Silval atuava como 'extensão' do pai em esquemas criminosos

Rodrigo Barbosa foi preso com base na denúncia da promotora Ana Bardusco.

Foto: Repórter MT/Reprodução

A denúncia do Ministério Público Estadual que desencadeou a quarta fase da Operação Sodoma, que prendeu, nesta segunda-feira (25), o médico Rodrigo Barbosa, que é filho mais velho do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), aponta que o primogênito do peemedebista atuava como uma extensão do próprio pai, acusado de ser o líder de um esquema de cobrança de propinas em troca de incentivos fiscais.

O teor da denúncia  apresentada pela promotora Ana Cristina Bardusco Silva, da 14ª Promotoria Criminal de Cuiabá, afirma que Rodrigo arrecadava e 'lavava' o dinheiro sujo.

De acordo com a promotora, Rodrigo participou ativamente do esquema de corrupção dentro do governo do Estado, duarante a gestão do pai dele, entre os anos de 2011 e 2014, período em que diversas Secretarias foram utilizadas para dar engrenagem à organização criminosa liderada por Silval Barbosa, tais como as Secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fazenda (Sefaz), Casa Civil, Administração (SAD) e Setas. 

O MPE também aponta que Rodrigo faria parte do staff formado "de forma ardilosa" pelo ex-governador Silval Barbosa. Entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2013, o nome do médico constava na lista de servidores comissionados de alto escalão, exercendo o cargo de assessor especial da Casa Civil. Quando Rodrigo deixou o cargo, foi substituído por Pedro Elias Domingos, que posteriormente se tornou secretário de Administração do Estado.

Ironicamente, foi o próprio Pedro Elias, o membro da organização criminosa com quem Rodrigo Barbosa mais tinha contato, quem delatou a participação do médico no esquema de cobranças de propinas de empresários que mantinham contratos com o Estado, o que levou à prisão de Rodrigo pela Delegacia Fazendária.

De acordo com as declarações de Pedro Elias à Polícia Civil, todas as vezes em que recebia propina de empresários, a parte que cabia ao líder do grupo, Silval Barbosa, era entregue sempre a Rodrigo Barbosa ou a Silvio César Corrêa, então chefe de gabinete de Silval.


 
Reprodução
supervisores da propina
 
Para a promotora Ana Cristina Bardusco, o fato de Rodrigo ter o nome revelado somente nesta altura das investigações da Sodoma, revelam que ele desempenhava papel de grande importância dentro do grupo chefiado pelo pai. Além disso, demonstra que ao mesmo tempo em que buscava blindar a imagem de Silval Barbosa, dando-lhe mobilidade para desempenhar as atividades políticas sem levantar suspeitas. De acordo com a denúncia, Rodrigo também seria protegido pelos demais membros do grupo.

Por conta de sua atuação na organização criminosa liderada pelo pai, a promotora pede à juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, a condenação de Rodrigo Barbosa pelos crimes de concussão, extorsão e lavagem de dinheiro, fraude à licitação, fraude processual, corrupção passiva, organização criminosa. Por enquanto, ele deve passar os próximos dias preso no mesmo local que o pai, no Centro de Custódia da Capital, para onde foi levado na segunda-feira (25). 
Reprodução
 
longa manus de silval
 
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet