Notícias / Acidentes

18/07/15 às 00:27

Avião com prefeito de Central de Minas cai sobre acampamento do MST no interior do Estado

Hoje em Dia

Imprimir Enviar para um amigo
Polícia Militar/Divulgação
O prefeito de Central de Minas, Genil Mata Cruz (PP), morreu nesta terça-feira (14) em um acidente áereo. O político, de 36 anos, pilotava um avião que caiu em uma fazenda em Tumiritinga, região do Vale do Rio Doce. Um passageiro identificado como Gustavo também faleceu.
 
Pelas redes sociais, a assessoria de Genil informou que a aeronave pode ter sido abatida. Conforme relato postado no Facebook, no momento da tragédia o prefeito sobrevoava a área de sua propriedade, que recentemente foi invadida por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
"Em dado momento, ouviu-se vários disparos, possivelmente de arma de fogo, efetuados por pessoas que se encontravam em tal acampamento, dentro da fazenda de Genil. Aparentemente, alguns tiros alvejaram o avião que Genil pilotava, o que pode ter causado uma explosão ou algo que possa ter providenciado a queda do avião que ficou em chamas", foi publicado no Facebook oficial do político.

O porta-voz do MST em Minas, contudo, apresentou outra versão sobre o caso. Conforme Sílvio Neto, o prefeito realizava manobras perigosas para aterrorizar as aproximadamente 300 famílias que ocupam o local. Além disso, segundo ele, Genil arremessava bombas em cima do acampamento.

Para o integrante do MST, duas causas podem ter provocado a queda da aeronave: falha humana em decorrência das manobras ou a explosão das bombas que eram transportadas no avião.

Além de prefeito, Genil era presidente da Associação dos Municípios do Leste Mineiro (Assoleste).

Tragédia

Após a queda, a aeronave ficou em chamas e os dois ocupantes morreram carbonizados. A Polícia Militar de Conselheiro Pena confirmou que dois tripulantes morreram na tragédia. Entretanto, como os corpos estão carbonizados, não foi possível fazer a identificação visual das vítimas.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e os restos mortais foram removidos para o Instituto Médico-Legal (IML) de Governador Valadares, onde irão passar por exames.

A PM informou que, por enquanto, não é prudente afirmar que o avião foi abatido ou carregava bombas. De acordo com o órgão, somente as perícias das Aeronáutica e Polícia Civil podem constatar o que levou a aeronave a despencar.
 
prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz
Genil completou 39 anos no último 8 deste mês (Foto: Facebook/Reprodução)
 
Ocorrência
 
Conforme o chamado feito à PM, dois aviões estavam sobrevoando a região quando um deles caiu. Entretanto, os órgãos de segurança ainda não têm informações sobre o paradeiro da outra aeronave.
 
Após o acidente aéreo, o Corpo de Bombeiros e a PM foram até o local para atender a ocorrência. Uma equipe da Polícia Civil, composta por um delegado e investigadores, também seguiu até a área, que é de difícil acesso, usando uma balsa.
 
Invasão
 
Sílvio Neto informou que a área invadida pelo MST pertence a uma empresa. A fazenda estaria abandonada há alguns anos e, recentemente, foi ocupada por quase 300 famílias. O prefeito, segundo o porta-voz do MST, alegou ser proprietário da terra mesmo sem apresentar documentação da posse.
 
"Ele vinha fazendo investidas para acontecer o despejo forçado. Isso está comprovado em Boletim de Ocorrência", disse. "Estávamos apenas reivindicando a desapropriação da terra e o direito de reforma agrária em uma área que não cumpria sua função social", relatou.
 
Últimos acidentes aéreos registrados em Minas:
 
16/06 - Queda de helicóptero na mata dos Palmitos, em Ouro Preto, região Central de Minas, deixou três mortos.
07/06 – O bimotor King Air caiu na rua São Sebastião, bairro Minaslândia, região Norte de Belo Horizonte, após decolar no Aeroporto da Pampulha. Morreram na tragédia os pilotos Gustavo de Toledo Guimarães e Emerson Thomazini, além de Carlos Eduardo de Abreu.
29/06 - Queda de um ultraleve deixou um morto e um ferido em Conselheiro Lafaiete, região Central de Minas. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet