Notícias / Acidentes

18/07/15 às 00:27

Avião com prefeito de Central de Minas cai sobre acampamento do MST no interior do Estado

Polícia Militar/Divulgação
O prefeito de Central de Minas, Genil Mata Cruz (PP), morreu nesta terça-feira (14) em um acidente áereo. O político, de 36 anos, pilotava um avião que caiu em uma fazenda em Tumiritinga, região do Vale do Rio Doce. Um passageiro identificado como Gustavo também faleceu.
 
Pelas redes sociais, a assessoria de Genil informou que a aeronave pode ter sido abatida. Conforme relato postado no Facebook, no momento da tragédia o prefeito sobrevoava a área de sua propriedade, que recentemente foi invadida por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
"Em dado momento, ouviu-se vários disparos, possivelmente de arma de fogo, efetuados por pessoas que se encontravam em tal acampamento, dentro da fazenda de Genil. Aparentemente, alguns tiros alvejaram o avião que Genil pilotava, o que pode ter causado uma explosão ou algo que possa ter providenciado a queda do avião que ficou em chamas", foi publicado no Facebook oficial do político.

O porta-voz do MST em Minas, contudo, apresentou outra versão sobre o caso. Conforme Sílvio Neto, o prefeito realizava manobras perigosas para aterrorizar as aproximadamente 300 famílias que ocupam o local. Além disso, segundo ele, Genil arremessava bombas em cima do acampamento.

Para o integrante do MST, duas causas podem ter provocado a queda da aeronave: falha humana em decorrência das manobras ou a explosão das bombas que eram transportadas no avião.

Além de prefeito, Genil era presidente da Associação dos Municípios do Leste Mineiro (Assoleste).

Tragédia

Após a queda, a aeronave ficou em chamas e os dois ocupantes morreram carbonizados. A Polícia Militar de Conselheiro Pena confirmou que dois tripulantes morreram na tragédia. Entretanto, como os corpos estão carbonizados, não foi possível fazer a identificação visual das vítimas.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e os restos mortais foram removidos para o Instituto Médico-Legal (IML) de Governador Valadares, onde irão passar por exames.

A PM informou que, por enquanto, não é prudente afirmar que o avião foi abatido ou carregava bombas. De acordo com o órgão, somente as perícias das Aeronáutica e Polícia Civil podem constatar o que levou a aeronave a despencar.
 
prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz
Genil completou 39 anos no último 8 deste mês (Foto: Facebook/Reprodução)
 
Ocorrência
 
Conforme o chamado feito à PM, dois aviões estavam sobrevoando a região quando um deles caiu. Entretanto, os órgãos de segurança ainda não têm informações sobre o paradeiro da outra aeronave.
 
Após o acidente aéreo, o Corpo de Bombeiros e a PM foram até o local para atender a ocorrência. Uma equipe da Polícia Civil, composta por um delegado e investigadores, também seguiu até a área, que é de difícil acesso, usando uma balsa.
 
Invasão
 
Sílvio Neto informou que a área invadida pelo MST pertence a uma empresa. A fazenda estaria abandonada há alguns anos e, recentemente, foi ocupada por quase 300 famílias. O prefeito, segundo o porta-voz do MST, alegou ser proprietário da terra mesmo sem apresentar documentação da posse.
 
"Ele vinha fazendo investidas para acontecer o despejo forçado. Isso está comprovado em Boletim de Ocorrência", disse. "Estávamos apenas reivindicando a desapropriação da terra e o direito de reforma agrária em uma área que não cumpria sua função social", relatou.
 
Últimos acidentes aéreos registrados em Minas:
 
16/06 - Queda de helicóptero na mata dos Palmitos, em Ouro Preto, região Central de Minas, deixou três mortos.
07/06 – O bimotor King Air caiu na rua São Sebastião, bairro Minaslândia, região Norte de Belo Horizonte, após decolar no Aeroporto da Pampulha. Morreram na tragédia os pilotos Gustavo de Toledo Guimarães e Emerson Thomazini, além de Carlos Eduardo de Abreu.
29/06 - Queda de um ultraleve deixou um morto e um ferido em Conselheiro Lafaiete, região Central de Minas. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet