Notícias / Educação

20/04/16 às 17:08 / Atualizada: 20/04/16 às 17:25

Idoso de 84 anos cola grau em direito e chega à 3ª formação: 'Céu é o limite'

Leon Nolasco já é graduado em ciências contábeis e matemática, em Goiás. Inspiração na família, ele pretende se formar em mais dois cursos superiores.

Sílvio Túlio Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Idoso de 84 anos cola grau em direito e chega à 3ª formação: 'Céu é o limite'

Leon termina seu terceido curso superior

Foto: Sílvio Túlio/G1

Dentre cerca de 200 universitários, um senhor de cabelos brancos chama a atenção na formatura de 13 cursos de uma faculdade em Goiânia. Aos 84 anos, Leon Delane Nolasco não deixa a idade influenciar na sua sede de conhecimento. Na noite de terça-feira (19), ele colou grau em direito, seu terceiro curso superior concluído, uma vez que já possui formação em ciências contábeis e matemática. "O céu é o limite", disse ao G1.
 
Acompanhado de boa parte da família, composta por quatro filhos e sete netos, Leon vestiu a beca e posou para fotos. No palco, fez a outorga de grau de seu curso e comemorou bastante com o "canudo" nas mãos.

"É um momento esplêndido, estou nas alturas. Fiz o curso para ter mais conhecimento e quero prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil para poder advogar", destaca.
 
Natural de Buriti Alegre, no sul de Goiás, Leon conta que viveu muitos anos em Pontalina, até mudar para Goiânia, onde já está há cerca de 40 anos. De família humilde, ele diz que não imaginava que iria tão longe nos estudos.

A história do idoso com o mundo universitário começou na década de 1970, quando sua esposa morreu. Na época, ele já era formado em matemática e atuava como professor. Somente 40 anos depois, quando tinha 80 anos, ingressou no curso de contábeis.

Após as duas formações, ele decidiu que queria fazer direito e ingressou como portador de diploma na Faculdade Cambury. "Sabia que os conhecimentos em direito previdenciário, tributário e empresarial iriam ajudar na minha atuação", explica.
 
Idoso Leon Nolasco de 84 anos cola grau em direito e chega à 3ª formação em Goiás: 'Céu é o limite' (Foto: Sílvio Túlio/G1)Família fez questão de prestigir o idoso na
formatura (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Sonhos e apoio da família

O terceiro curso concluído não é o fim da linha nos sonhos de Leon. No segundo semestre deste ano, além de fazer uma pós-graduação na área jurídica, ele vislumbra cursar simultaneamente agronegócio e história, que é sua "grande paixão".

O cansaço não é problema para quem esbanja motivação. "Sou forte. Faço 6km de caminhada diariamente. Deixo muito 'jovenzinho' para trás. Isso sem contar o apoio da minha família", salienta. 

Parentes do idoso o veem como uma grande inspiração. "Meu avô é um grande exemplo para todos nós. Nos mostrou que o estudo é importante e prazeroso independente da idade. Ficamos meio receosos quando ele começou por causa da idade, mas ele mostrou que deu conta, passou confiança e conseguiu", elogia a neta mais velha, a estudante de arquitetura Stefany Nolasco, de 22 anos.

Único dos quatro filhos ainda sem ensino superior, o vendedor Stéfano Nolasco de Sousa, de 46 anos, vê no pai o incentivo para começar o tão sonhado curso de educação física: "Ele mostrou que ninguém deve desistir dos seus sonhos".
 
Idoso Leon Nolasco de 84 anos cola grau em direito e chega à 3ª formação em Goiás: 'Céu é o limite' (Foto: Sílvio Túlio/G1)Leon Nolasco recebe a outorga de grau (Foto: Sílvio Túlio/G1)
 
Só elogios

Dentro da faculdade, Leon é praticamente uma unanimidade. Os elogios vêm de todos os lados. Para a coordenadora do curso, Sara Cristina Rocha, o experiente aluno é um "referencial".

"Como coordenadora, tenho conhecimento do desenvolvimento dele em sala de aula. Sempre um aluno exemplar, estudioso e animado. É uma felicidade vê-lo concluindo o curso. Ele motiva tantos os colegas como os professores. Vai nos deixar saudade, é um referencial", pontua.

Concluindo o curso junto com o idoso, Andrea Borba diz que ele tem um dom "mágico" de passar o vigor para os mais novos, além de ser sempre muito dedicado e solidário.

A amiga revela que ele também é um "galanteador à moda antiga". "Ele adora discutir como é a abordagem dos rapazes atualmente e como era na época dele. É muito prazeroso estar com ele. Vou levá-lo para sempre em meu coração", diz.

Leon Nolasco, 83 anos, se prepara para concluir curso de direito e quer mais (Foto: Fernanda Borges/G1)Leon Nolasco durante as aulas do curso de direto (Foto: Fernanda Borges/G1)

Ver video da reportagem AQUI

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet