Notícias / Água Boa

20/04/16 às 15:41 / Atualizada: 31/05/16 às 11:10

Megaleilão bota milhares de bovinos na pista em Água Boa

Eduardo Gomes de Cuiabá - mtaquionline.com.br

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Número de animais e estimativa de faturamento são guardados a sete chaves pelo empresário Maurício Tonhá, fundador e dono da Estância Bahia Leilões. O segredo é sobre o Megaleilão de Água Boa, que acontece no próximo sábado, naquele município.

O Mega é considerado o maior leilão bovino do mundo.

Referência em leilões bovinos pra cria, recria e engorda, o Mega tem números são superlativos. Em 15 edições consecutivas desde 2001, ao martelo, com compradores presenciais e pelo telefone – de olho na TV a cabo – Tonhá desovou 385.810 cabeças, com média anual de 25.720. O maior desempenho foi o de 2012, com 40.941 animais vendidos, o que resultou num faturamento bruto de R$ 34,5 milhões.

Em 2001, quando começou, o Mega botou em pista 12,861 cabeças. Cresceu até romper por duas vezes a marca de 40 mil animais. Depois, reduziu o quantitativo, diante de pressões ambientais, que por pouco não inviabilizariam sua realização presencial neste ano, o que não aconteceu porque a Câmara Municipal aprovou uma lei especificamente pra garantir o evento.

Independentemente do número de animais na pista, a empresa de Tonhá se orgulha de nunca ter encerrado uma etapa sequer, sem que todos fossem vendidos. Essa movimentação aquece a economia de Água Boa e região, com os negócios diretos feitos pela empresa, com o transporte dos animais, venda de maquinário e insumos agrícolas que são expostos do recinto do Mega, hospedagem, alimentação, tratamento de beleza, bares e a intensa movimentação aérea da viação executiva.

Pecuaristas mato-grossenses e de outros estados participam do Mega, que também reúne autoridades e empresários de outros segmentos. Em Água Boa, se diz que alguns dias antes, na data e outros dias depois, a cidade se transforma na capital da pecuária nacional.

Água Boa se situa no centro geodésico do Brasil, a cidade é divida ao meio pela rodovia BR-158, tem aeroporto pavimentado que opera voos noturnos. Dista 750 quilômetros a nordeste de Cuiabá e 700 quilômetros de Goiânia, com ambos os percursos pavimentados. Seu horário acompanha a hora oficial de Brasília. O município é sede de comarca e tem 24 mil habitantes.

Maurício Cardoso Tonhá é baiano e além de empresário é político. Foi vereador e presidente da Câmara de Água Boa. Em dois mandatos consecutivos foi prefeito do municípios.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet