Notícias / Notícias Gerais

19/04/16 às 21:32

6 dicas para acertar na reforma da sua casa

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Reformar a casa é algo pelo qual muitas pessoas ainda vão passar, já que nenhuma casa ou apartamento é perfeito e sempre há o que melhorar. Mas, para fazer essas melhorias, é preciso planejamento e paciência, especialmente se for uma reforma grande.
 
Com algumas dicas e atitudes simples de organização, é possível diminuir as adversidades na sua obra e ter a certeza de que ela será entregue no prazo.
 
  1. Defina o que será reformado
Saber exatamente quais partes da sua casa ou apartamento precisam de reforma é o primeiro passo para que as obras sejam iniciadas e terminadas com sucesso. Se você precisa mudar a cara do banheiro, os azulejos da cozinha e o revestimento das paredes, anote tudo isso em uma lista organizada, que será utilizada durante todo o período.
 
Assim, a pesquisa de preços de materiais e mão de obra fica mais organizada e os riscos de ultrapassar o orçamento e prazos de entrega pré-estabelecidos diminuem, além de ajudar a neutralizar possíveis imprevistos.
 
É importante pensar, também, se a reforma planejada irá valorizar o imóvel futuramente. Consultar um corretor de confiança para avaliar o valor do projeto no preço final do imóvel garante que você esteja plenamente consciente de todas as consequências da sua reforma.
 
  1. Pesquise preços
A pesquisa de preços é uma etapa de extrema importância em qualquer reforma. Ao estar consciente de onde encontrar os materiais de maior qualidade pelo melhor preço, você garante fidelidade ao orçamento e à qualidade da reforma.
 
No que diz respeito à mão de obra, busque sempre contratar profissionais de confiança e com histórico de boa realização de projetos e relação com os clientes. Discuta com antecedência tudo o que deseja realizar no projeto, aproveitando para expor os valores a serem pagos e negociá-los se preciso.
 
  1. Tenha um orçamento definido
Segundo especialistas, a reforma de um metro quadrado em São Paulo varia de R$ 1.200 a R$ 1.500. Buscar pelos custos médios de uma reforma na sua cidade é uma maneira de estar ciente do quanto será necessário gastar para concluir o seu projeto, englobando gastos com material, mão de obra e contratação de uma equipe profissional.
 
Funcionando como prevenção contra gastos inesperados, saber o quanto pode investir também serve para manter os pés no chão e buscar alternativas equivalentes e mais em conta durante o decorrer das pesquisas de preços e da realização da reforma.
 
  1. Contrate uma equipe especializada
Ter a orientação de um escritório de arquitetura durante a realização da sua reforma é muito importante. É a equipe que ficará responsável por avaliar a viabilidade de cada uma das modificações e alertar caso haja algum risco para a estrutura do espaço, sugerindo alternativas sustentáveis e equivalentes.
 
Com o apoio destes profissionais, conseguir contatos de mão de obra de confiança se torna mais fácil. A pesquisa de preços também fica mais simples, já que toda a equipe já está habituada a lidar com isso e conhece os melhores lugares para adquirir materiais de qualidade.
 
O projeto da reforma será conduzido de maneira profissional, o que vai trazer praticidade, beleza e dinamicidade a todos os ambientes reformados, com um melhor aproveitamento de espaço e de móveis.
 
  1. Faça um cronograma
Juntamente com a equipe, decida o que será reformado em primeiro, segundo e terceiro lugares, estabelecendo para cada parte da obra um prazo de entrega e levando em consideração a aquisição de materiais, viabilidade da construção/demolição e possíveis atrasos.
 
Organizando desta maneira, é possível visualizar o período de tempo necessário para a conclusão da reforma como um todo, o que permite calcular mais precisamente os gastos gerais e também se houve algum prejuízo.
 
  1. Avise a vizinhança e a prefeitura
Antes de dar a primeira martelada, é muito importante avisar os vizinhos e as autoridades. Se no planejamento consta a necessidade procedimentos barulhentos e que gerem detritos, é importante conversar com cada vizinho previamente, deixando-os cientes da data de início e término da obra e pedindo desculpas previamente pelo transtorno. Ter um cronograma auxilia nestes momentos.
 
Em casos de reformas em apartamentos, abrir o diálogo com o síndico é essencial. Entre em contato com a prefeitura para notificar a realização da reforma para que tudo corra com a ciência das autoridades, o que evita atrasos e até mesmo a paralisação inesperada das obras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet