Notícias / Acidentes

19/04/16 às 16:01

Direção defensiva para motociclistas: veja como prevenir acidentes

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
De acordo com dados apresentados no 1º Fórum Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, em setembro de 2015, os acidentes envolvendo motos já são as ocorrências mais comuns no trânsito do País, superando até mesmo os casos de atropelamentos de pedestres.
 
Os números do Retrato da Segurança Viária no Brasil 2014 revelam que 36,2% das vítimas fatais e 55% dos feridos nos acidentes de trânsito brasileiros foram motociclistas. O número é alarmante, principalmente se levarmos em consideração que as motos constituem cerca de 26,4$ da frota nacional de veículos.
 
Além das ações educativas, preventivas e da fiscalização das leis de trânsito realizadas pelas autoridades públicas, cada motociclista também pode colaborar para a queda dessas tristes estatísticas. Veja como adotar a direção defensiva e se prevenir ainda mais de acidentes.

Equipamentos de proteção e roupa de motoqueiro

O capacete é indispensável até para os trajetos locais mais curtos. Ele deve ter o tamanho correto para se adaptar à cabeça do condutor com as correias sempre abotoadas e a viseira abaixada. Os trajes próprios para motociclistas também são indispensáveis para amenizar os impactos de colisões em caso de quedas, além de proteger a pele de queimaduras do asfalto.

Diminuir a velocidade

A diminuição da velocidade é um fator primordial para a prevenção de acidentes para todos os tipos de veículos, e com as motos não é diferente. Desde a saída até a pilotagem, quanto menor for a velocidade, maior será o espaço entre outros veículos e o intervalo para frenagens e respostas, como desviar de um pedestre ou de um automóvel, por exemplo.
 
Décimos de segundo e centímetros de distância podem separar o motociclista de uma colisão grave.

Posicionamento nas vias

Prefira sempre faixas seguras, de velocidade menor e com a menor presença de outros veículos quanto for possível. Em faixas triplas, a central é uma boa alternativa, pois gera um campo de visão maior para o motociclista.

Mantenha distância

O ideal é calcular ao menos 2 segundos de distância de outros veículos. A conta é simples: escolha um ponto fixo na via, como uma placa ou árvore, por exemplo. Assim que o veículo da frente cruzar com esse ponto fixo, conte, pausadamente 2 segundos até atingir o mesmo ponto. Esse é o intervalo mínimo para garantir boas frenagens. Caso cruze o ponto antes de terminar a contagem, reduza a velocidade.

Atenção aos cruzamentos

Mesmo quando estiver em sua faixa preferencial, sempre desacelere ao passar por um cruzamento. Verifique os dois lados antes de prosseguir e evite conversões à esquerda, principalmente se houver veículos seguindo na direção oposta.

Cuidado nas curvas

A recomendação é sempre diminuir a velocidade antes do contorno da curva e manter a velocidade constante enquanto a moto está inclinada. Após concluir o contorno, acelere a moto até retomar a posição reta. Não freie quando a moto já estiver inclinada, já que isso pode causar desiquilíbrio e queda.

Mantenha a atenção e a calma. Sempre!

Imprevistos podem acontecer, e manter o foco e a calma são a melhor maneira de se manter seguro durante a pilotagem. Em caso de chuva, reduza a velocidade o tanto quanto for possível, já que o piso se torna mais escorregadio e a visibilidade fica comprometida
 
Caso notar que um dos pneus da motocicleta furou, redobre a firmeza no guidão e vá, vagarosamente, diminuindo a velocidade enquanto procura sair da rua ou da via. Evite ao máximo usar o freio nessa situação, mas, caso seja estritamente necessário, acione apenas o freio correspondente a roda com pneu intacto.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet