Notícias / Notícias Gerais

18/04/16 às 18:20

Como fazer corretamente a manutenção preventiva da impressora

Aline Matos

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Quem utiliza a impressora com regularidade sabe o quanto pode ser frustrante quando o equipamento apresenta alguma falha no funcionamento – principalmente porque isso parece acontecer justamente nos momentos em que você mais precisa dele. Para evitar problemas e aumentar a vida útil da impressora, a melhor maneira é realizar a manutenção preventiva da máquina regularmente.

Alguns itens precisam ser checados semanalmente, outros mensalmente, e alguns a cada seis meses. O primeiro passo é organizar uma agenda para que você não perca as datas e tenha o cuidado certo com a impressora. Confira nossas dicas:

- A maneira mais eficaz de evitar problemas na sua impressora, seja ela a laser ou jato de tinta, é se certificar de usar sempre suprimentos originais. Os cartuchos e Toners Originais, como esses, são desenvolvidos para encaixar perfeitamente no seu equipamento, e não oferecem risco de danificar alguma peça fundamental para o funcionamento da impressora. Além disso, a qualidade e quantidade do toner ou tinta são infinitamente superiores, e você poderá aproveitar todo o potencial do equipamento.

- Imprima páginas de teste semanalmente, especialmente no caso de impressoras jato de tinta. Mesmo que você não utilize o equipamento com frequência, é importante fazer essa impressão semanal para manter a impressora funcionando perfeitamente, e também para identificar qualquer problema de ressecamento de tinta com antecedência – e não na hora em que você mais precisa da impressora.

- Realize a limpeza da impressora mensalmente, ou a cada troca de cartucho ou toner. Tanto a impressora a laser quanto a jato de tinta pode sofrer danos com o excesso de tinta que se acumula em seu interior. Por isso, não descuide da limpeza no interior do equipamento. Você pode fazer essa limpeza com o auxílio de um pincel macio, haste de algodão ou com um pano seco e que não solte fiapos. Mas atenção: cuidado para não molhar o interior da impressora, e evite o uso de produtos químicos que podem causar danos.

- Faça uma revisão mais completa com o auxílio de um técnico. A cada seis meses, leve a impressora até um técnico de sua confiança para que ele verifique as condições das peças internas da impressora. Assim o profissional pode identificar qualquer desgaste e realizar a substituição dos componentes da impressora antes que causem um problema maior, que pode deixar a impressora fora de funcionamento por muitos dias e comprometer o andamento do seu trabalho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet