Notícias / Justiça

11/04/16 às 09:34

Operação na Penitenciária Central do Estado apreende drogas, armas e 106 celulares

Investimentos no Sistema Penitenciário, como compra de armamentos, uniformes, escâner corporal e equipamentos de vigilância eletrônica, bem como a locação de novas viaturas modernizará o Sispen e evitará a entrada de drogas e celulares nas unidades.

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Operação Xômano, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) neste feriado, apreendeu 106 aparelhos de telefonia celular na Penitenciária Central do estado (PCE), maior unidade penal de Mato Grosso. A ação foi realizada no dia do aniversário de Cuiabá, 8 de abril. A direção da unidade informa que a ação foi executada pelo Plantão Alfa nos Raios 03 e 04 da PCE. Bebidas artesanais e ‘xuxos’, armas artesanais feitas com barras de ferro, também foram retiradas das celas revistadas.

Foi efetuada ainda a apreensão de uma quantidade considerável de entorpecentes. A ação promovida pela direção da unidade em parceria com diversos setores da Superintendência de Gestão de Penitenciárias visa dar mais segurança a sociedade. “O estado tem trabalhado para garantir que celulares e drogas não sejam levados para o interior das unidades, mas em uma penitenciária como a PCE, com mais de mil recuperandos, esta função fica um pouco prejudicada. Contudo, os agentes penitenciários têm conseguido manter a disciplina e evitado a continuidade de práticas como o tráfico no interior da unidade penal”, destacou o diretor da PCE, Roberval Barros.


Os investimentos anunciados pelo Governo do Estado no Sistema Penitenciário (Sispen) contribuirão para solucionar estes problemas. “Receberemos 27 portais detectores de metal, 17 detectores de metal manuais, 11 aparelhos raio-x, um escâner corporal e 12 furgões do Ministério da Justiça (MJ)” ressaltou o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo. Os equipamentos foram adquiridos para as Olimpíadas de 2016, com recurso do Fundo Penitenciário Nacional e, após o evento, serão distribuídos entre os estados.

Mato Grosso foi contemplado com 12 furgões, que serão adquiridos por processo licitatório e devem ser entregues até o final do ano. Em fevereiro, o governador Pedro Taques já havia anunciado que vai investir aproximadamente R$ 12 milhões em equipamentos e veículos. Serão locados 99 veículos e adquiridos dois mil coletes balísticos e uniformes para todos os agentes penitenciários.

“O governador Pedro Taques tem dado atenção especial à área de segurança, na qual a Sejudh está incluída. Desde maio de 2015 começamos a receber investimentos, como a compra de armamentos para o Sispen no valor de 4,2 milhões; agora, ele cumpre com mais uma promessa de campanha, que é investir na qualidade de vida do servidor penitenciário, comprando novos uniformes, coletes e adquirindo viaturas novas, além de confirmar a realização do concurso para a categoria”, afirmou Márcio Dorilêo.

Os kits dos uniformes são compostos por um coturno, uma calça tática, um cinto tático, camiseta, cobertura (boné), colete operacional e gandola. Cada um dos 2.527 agentes penitenciários que atuam no Sispen receberão dois kits completos de uniforme.

POP

O trabalho de revistas nas 57 unidades que compõe o Sistema Penitenciário (Sispen) é realizado regularmente e segue as normas que constam do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP). O manual padroniza os procedimentos operacionais das unidades penitenciárias de Mato Grosso, contribuindo para o Plano de Modernização do Sistema Penitenciário.

A Sejudh destaca benefícios do manual para os procedimentos empregados no desenvolvimento de diversas atividades, como a adequação da utilização de recursos, uniformização de padrões, com vistas a facilitação do treinamento da mão de obra, além da melhora do nível técnico dos servidores. “A utilização do POP possibilita o registro do conhecimento tecnológico e os avanços alcançados com esta nova postura”, pondera Dorilêo.

O manual é essencial para fortalecer a segurança dos servidores e também dos recuperandos. “Ele padroniza como o servidor deve agir desde a revista na entrada e inclusão do recuperando até a revista em autoridades em visita a recuperandos”, conclui o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por jose itamar, em 11/04/16 às 14:54

    Bom gente pelo oque vejo nesse caso nada mais é que corrupção dentro da penitenciária, olha a quantidade de aparelhos que foi pego dentro de um presidio, isso é uma pouca vergonha, como pode acontecer isso.

 
 
 
Sitevip Internet