Notícias / Saúde

07/04/16 às 08:35

DOCÊNCIA EM SAÚDE: Professoras da Unemat ganham prêmio InovaSUS 2015

Hemilia Maia - Unemat

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
DOCÊNCIA EM SAÚDE: Professoras da Unemat ganham prêmio InovaSUS 2015

Foto: Assessoria

Foi divulgado esta semana o resultado do prêmio InovaSUS 2015 e o relato ‘Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans)formando paradigmas’ das professoras do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela.  Como terceiro colocado da Região Centro Oeste na categoria ‘Gestão da Educação’ o projeto receberá a premiação de 90 mil reais que será paga pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  

Fabiana Silva lembra que este relato foi resultado do projeto Faimer Brazil desenvolvido por ela em parceria com a médica oftalmologista Carolina Mosena Angeloni. De acordo com as professoras Fabiana Silva e Denise Cortela o prêmio será empregado na institucionalização do Programa Permanente de Processos Educacionais na Saúde (Propes) vinculado a Faculdade de Ciências da Saúde (Facis). O Propes desenvolverá ações de formação e capacitação para docentes, acadêmicos preceptores, agentes comunitários de saúde, gestores municipais e representantes da comunidade. As professoras acreditam que os recursos chegarão até o mês de junho o que possibilitará o início das atividades já no segundo semestre.

As ações desenvolvidas pelo Propes por meio de oficinas, cursos, palestras e fóruns de discussão atenderão, por exemplo, os artigos 34 e 35 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina 2014 (DCN/2014) que propõe a manutenção de programa permanente de formação e desenvolvimento docente em saúde e o desenvolvimento e o fomento da participação dos profissionais da rede de saúde em programas de formação permanente. Também atenderá o artigo 12 dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Serviço (Coapes) que entre seus artigos diz que compete as Instituições de Ensino Superior (IES) oferecer oportunidade de formação aos profissionais, gestores e estudantes.

Veja todos os resultados do InovaSUS 2015 em: portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/04/RESULTADO-INOVASUS-GESTAO-DA-EDUCACAO.pdf

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet