Notícias / Justiça

05/04/16 às 17:07 / Atualizada: 05/04/16 às 17:20

Operação Bonifrate: prefeito de Minaçu (GO) e outros 9 são presos por peculato e fraude à licitação

Cristina Rosa - MP-GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo

 O prefeito de Minaçu, norte de Goiás, Maurides Rodrigues Nascimento, servidores do município e responsáveis por empresas que participaram de processos licitatórios no município foram presos hoje (5/4) pela manhã por envolvimento em irregularidades em licitações e por desvio de verbas públicas. O cumprimento dos mandados de prisão ocorreu dentro da Operação Bonifrate, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) após aproximadamente um ano de investigações.

A ação foi coordenada pela Procuradoria de Justiça Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos, com o apoio do Centro de Inteligência (CI) e do Grupo de Combate à Corrupção (Gecoc) do MP-GO, além de promotores designados para acompanhamento dos trabalhos. Estiveram diretamente envolvidos 14 promotores de Justiça e 32 policiais militares, que deram apoio à ação.

Durante a manhã, foram cumpridos todos os 10 mandados de prisão temporária, os 4 de condução coercitiva e os 11 de busca e apreensão. Entre os materiais apreendidos estão HDs de computadores, cheques, documentos relacionados a contratos e licitações e uma arma de fogo. As buscas e apreensões a residências e sedes de pessoas jurídicas foram cumpridas em diversos locais da cidade, entre os quais a prefeitura de Minaçu.

Todos os envolvidos foram ouvidos no Fórum local e aqueles com prisão temporária decretada serão encaminhados para Goiânia.

A apuração do Ministério Público de Goiás teve início no âmbito cível na Promotoria de Justiça de Minaçu, a partir de denúncias anônimas da população, especialmente através do Portal de Combate à Corrupção do MP-GO (clique aqui ). A partir dessa apuração inicial, foram constatados fortes indícios de crimes que envolviam o prefeito, o que levou à investigação dos fatos, no âmbito criminal, para a Procuradoria de Justiça Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos.

Assim, foi detectado, especialmente em 2015, um suposto direcionamento de licitação para empresas vinculadas ao prefeito. Segundo a investigação, algumas pessoas ligadas ao gestor municipal teriam constituído empresas para contratar com o município e, embora o objeto do contrato não fosse cumprido, o pagamento era efetuado. Entre os fatos analisados estão irregularidades na realização da festa de carnaval promovida pelo município em 2015 e contratações para operação tapa-buraco. O material apreendido será analisado para aprofundamento da investigação.

O termo italiano “bonifrate”, que significa fantoche, faz referência à pessoa que é comandada sem ter noção de sua ação, no caso, aquelas que serviam como “laranjas” na constituição de empresas para contratar com a administração pública municipal.
  • Operação Bonifrate: prefeito de Minaçu (GO)  e outros 9 são presos por peculato e fraude à licitação
  • Operação Bonifrate: prefeito de Minaçu (GO)  e outros 9 são presos por peculato e fraude à licitação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet