Notícias / Policial

05/04/16 às 07:20

Contra-Almirante Petrônio fala da “Operação Celeiro” no Estado de Mato Grosso

A Marinha do Brasil, sob a coordenação do Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ládario-MS, realiza a “Operação Celeiro”, na região de Cáceres-MT, entre os dias 1º e 16 de abril de 2016.

Mirassol Urgente

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Durante a coletiva de imprensa, o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, iniciou suas palavras parabenizando a imprensa, ressaltando a importância desse veículo na disseminação das atividades da Força Naval, além dessa controlar as atividades da Instituição. 

“O nome da Operação por nome “Celeiro”, se deu por conta da importância do estado na sua produção recordista em grãos”, ressalta o Almirante. 

Segundo o Almirante Petrônio, a "Operação Celeiro" está dividida em quatro fases: 

A Operação "Celeiro Sul" acontece desde o dia 3, na região de Cáceres - MT e vai até o dia 8, a 45 Km ao Sul do Municipio, e conta com o apoio de pessoal e meios do ComFFE, 2ºBFron da 13ª BdaInfMtz e demais Organizações Militares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesta fase haverá manobras militares onde haverá uma simulação de retomada de uma determinada área com emprego de tropas, lanchas e meios aéreos.


A Operação “Celeiro Norte” envolve atividades de Inspeção Naval, com pessoal de Capitanias e Agências Fluviais e vai até o dia 13, abrangendo as cidades de Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Juruena, Barão de Melgaço até Porto Jofre, além do Lago da represa de Manso, distante cerca de 86 Km de Cuiabá.

"Em 3 dias de atividades de Inspeção Naval, nesta fase, a Marinha já notificou 148 embarcações", destaca o Almirante. 



A Operação “Assistência Hospitalar”, realizada pelo Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, tem como missão realizar Assistência Hospitalar envolvendo localidades ribeirinhas em Cáceres até Santo Antônio das Lendas. Os atendimentos em Cáceres serão nos dias 2, 3, 9, 10, 11 e 12 de abril. 

“Somente em dois dias de atendimentos, nesta fase, a Marinha realizou 840 atendimentos médicos e odontológicos. Um fato inusitado, é a participação neste fim de semana dos dois primeiros dias (02 e 03) de alunos de medicina da Unemat das Ações Cívico-sociais”, pontua o Almirante. 


A quarta sub-operação é a "Navegação Segura", que realiza levantamento hidrográfico na região de Cáceres em proveito da segurança da navegação e executa ação de presença no município de Santo Antônio de Leverger. Quanto à segurança da navegação, nesse mesmo período, o Aviso Hidrográfico Fluvial “Caravelas”, com o emprego de equipamento de tecnologia de ponta, denominado ecobatímetro multifeixe, realizará atualização hidrográfica em 100 km na calha do Rio Paraguai no Mato Grosso.


Para isto, a Operação conta com a participação de 9 navios; 2 aeronaves; lanchas e viaturas responsáveis pela Segurança da Navegação; apoio conjunto de embarcações do Exército brasileiro (EB) e; tropas do Corpo de Fuzileiros Navais e do EB, totalizando o envolvimento de 800 militares.

Aos repórteres, indagado sobre Porto Morrinhos, o Almirante falou do custo benefício da viabilização desse projeto, dizendo que é um meio ecônomico, seguro, transporta maior volume de cargas, além de que esse modal polui menos.

Sobre a segurança dessa região fronteiriça nas ações delituosas, o Almirante disse que a Marinha faz a sua parte dentro das atribuições legais inseridas na Constituição, a exemplo dessa Operação.

Em suma, a “Operação Celeiro” será mais uma oportunidade para o Comando do 6º Distrito Naval e para suas Organizações Militares buscarem a manutenção do adestramento e a presença da Marinha do Brasil na região, buscando diuturnamente exercer a sua capacidade de Proteger as Nossas Riquezas e de Cuidar da Nossa Gente. 
 

Ao final, o Almirante Petrônio foi homenageado pelo Prefeito Francis Maris Cruz, representado pelo Secretario de Governo, Sr. Wilson Kishi, que outorgou por meio do Decreto n. 153/2016 o Titulo de “Hóspede Ilustre de Cáceres”, alusiva a vinda e as ações do Oficial-General à região.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet