Notícias / Agronegócios

04/04/16 às 17:10 / Atualizada: 04/04/16 às 17:17

Sudeco retira restrição para aquisição de matrizes pelo FCO Rural

Decisão atende sugestão feita pelos estados que compõem o FCO, entre eles Mato Grosso

Maíza Prioli | Sedec-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Sudeco retira restrição para aquisição de matrizes pelo FCO Rural

Foto: Andre Romeu/Vice-governadoria

O Ministério da Integração Nacional publicou portaria no Diário Oficial da União de 1º de abril, alterando item da Programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2016 e liberando as aquisições com recursos do fundo de matrizes de bovinos sem pré-requisito de melhoramento genético.

A decisão atende a uma sugestão feita pelas secretarias estaduais e federações dos três Estados que compõem o FCO: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, durante reunião realizada em 16 de fevereiro, na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). 

Com isso, passa a valer o mesmo texto de 2015. " Condições Gerais de Financiamento [...] 2. Restrições: 2.1 Itens não financiáveis: não constitui objetivo do FCO financiar: [...] IV de bovinos, exceto quando se tratar: 2) de matrizes ou reprodutores". Ou seja, os produtores podem financiar os animais sem necessidade de comprovação ou certificação de melhoramento genético.

Segundo o texto anteriormente publicado, só poderiam ser financiadas pelo FCO neste ano matrizes e reprodutores de bovinos comprovadamente melhorados geneticamente, mediante apresentação de certificados emitidos pelas associações de criadores das respectivas raças. Entretanto, esta obrigação foi recebida com preocupação pelo setor produtivo.

Conforme o pedido encaminhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a obrigação traria consequências para o setor da pecuária bovina, já que extinguiria a comercialização de matrizes comerciais com recursos do FCO, impactando na oferta de bezerros e de bois para o abate.

Além disso, a comprovação de melhoria genética de matrizes, mediante apresentação de certificados, só é possível com registro genealógico de rebanho, o que não se aplica a rebanhos comerciais, impossibilitando também que as associações de criadores emitissem tal certificado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet