Notícias / Água Boa

01/04/16 às 14:00

Ex-dono de frigorífico em Água Boa é condenado a 5 anos de prisão e multa de 200 salários

Ele integrava a chamada "Máfia do Fisco" e foi condenado por participação no esquema de sonegação fiscal entre novembro de 1997 e abril de 1999

Leandro Agostini - O Documento

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Ex-dono de frigorífico em Água Boa é condenado a 5 anos de prisão e multa de 200 salários

Juíza Selma Arruda: A decisão condenatória foi divulgada no Diário da Justiça, que circula hoje (1)

Foto: O Documento

A juíza da Vara Especializada Contra o Crime Organizado, Ordem Tributária e Econômica e Administração Pública, Selma Rosane Santos Arruda, condenou o empresário José Pires Monteiro a uma pena que oscila de 2 a 5 anos de reclusão por crime contra a ordem tributária.

Ele integrava a chamada “Máfia do Fisco” e foi condenado por participação no esquema de sonegação fiscal entre novembro de 1997 e abril de 1999. A fraude consistia na concessão de regime especial para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Frigorífico Adivis Ltda, criado para servir de fachada pelos donos do Frigorífico Água Boa Ltda.

Na época da fraude Leda Regina era coordenadora-geral do Sistema Integrado de Administração Tributária (CGSIAT) da Secretaria de Estado de Fazenda. Carlos Marino Soares da Silva e Antônio Garcia Ourives atuavam como fiscais de tributos. Também terão que ressarcir os cofres públicos os sócios dos frigoríficos Darce Ramalho dos Santos, incluindo o condenado, José Pires Monteiro. 

No esquema estariam envolvidos tanto servidores da Sefaz quanto funcionários de empresas privadas instaladas no estado. Consta em denúncia do Ministério Público que a coordenadora liderava um esquema que consistia em burlar a fiscalização tributária concedendo Regime Especial para o recolhimento do ICMS.

Segundo a denúncia do Ministério Público, mesmo sem os estabelecimentos preencherem os requisitos legais, o esquema garantia a entrada e a manutenção das empresas no Regime Especial e possibilitava vários tipos de fraudes como sonegação ou redução dos valores do ICMS devido em operações interestaduais, sem que fossem importunadas por quaisquer outros servidores fazendários.

Com todo esquema pronto, o contribuinte (Frigorífico Adivis) tinha as notas fiscais escrituradas com valores menores que o real, sendo esse montante transportado para o livro de registro de apuração do ICMS como imposto debitado, o que resultava na diminuição do valor do imposto a ser recolhido.
A decisão foi divulgada no Diário da Justiça, que circula hoje (1).

Confira abaixo:

Intimando:INTIMAR O ACUSADO José Pires Monteiro, Rg: W628100-G Filiação: , brasileiro(a), casado(a), empresário, Endereço: Rua Dalila Martins, Nº 84,, Bairro: Solar Campestre, Cidade: Rio Verde-GO
Finalidade:INTIMAR O ACUSADO JOSÉ PIRES MONTEIRO, Rg: W628100-G Filiação: , brasileiro(a), casado(a), empresário, Endereço: Rua Dalila Martins, Nº 84,, Bairro: Solar Campestre, Cidade: Rio Verde-GO, DA SENTEÇA CONDENATÓRIA PROFERIDA NOS AUTOS AS FLS. 1346/1373.

Resumo da inicial:

Decisão/Despacho:(...)Assim, tendo em vista que o art. 1º, inciso II, da Lei nº 8137/90 prevê pena entre 2 e 5 anos de reclusão, em vista das circunstâncias desfavoráveis, fixo a pena de 03 (três) anos e 06 (seis) meses de reclusão e 200 (duzentos) dias-multa, fixando cada dia-multa em 1 salário mínimo vigente na época do fato, a ser corrigida quando do efetivo pagamento. Consigno que a fixação da multa em patamar elevado se deve ao fato de constatar, nos autos, que o réu possui fortuna considerável, bem como que o mal causado exige imposição de sanção à altura. Torno a pena assim definitiva, eis que ausentes circunstâncias modificadoras(...).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet