Notícias / Esportes

16/07/15 às 12:32 / Atualizada: 16/07/15 às 13:32

Da utopia à realidade: Iniciam os Jogos do Xingu 2015

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Da utopia à realidade: Iniciam os Jogos do Xingu 2015

Jogos tem a participação de mais de 600 atletas

ALDEIA KUIKURO/PIXUm sonho que levou quase três anos para se tornar realidade. “Da utopia à realidade dos jogos do Xingu”, disse a coordenadora dos Jogos do Xingu 2015, Rayane Parkatejê, que vinha trabalhando no projeto há quase três anos. 

Foi em um clima de festa e pedidos de espírito esportivo, que foram iniciados os jogos, na manhã desta quarta-feira, 15, na Aldeia Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu (PIX). Depois dos atletas se posicionarem em frente ao palco, vieram as falas das autoridades que pediram espírito esportivo, e na sequência os atletas dançaram, abrindo oficialmente os jogos em clima de muita festa.

Cerca de 600 atletas estarão competindo em oito modalidades. A modalidade mais disputada é o futebol de campo. São 14 times masculinos e oito femininos. As disputas do futebol estavam marcadas para iniciar na parte da tarde. Nesta quarta-feira só acontecerão disputas no futebol, em dois campões de terra que ficam no centro da aldeia.

Nas falas os caciques e organizadores do evento pediram que o espírito esportivo prevaleça nas disputas. “Vamos brincar e no final de tudo quero ver bem bonito”, pediu o anfitrião Afukaka, cacique da aldeia Kuikuro. O mesmo pedido foi feito pelo seu irmão, o vice cacique, Tabata Kuikuro, um dos idealizadores dos jogos: “Eu peço aos jogadores, eu não quero briga, eu quero que vocês jogam bem, brincam bem. Os juízes estão aí e vocês tem que respeitar. A regra é do futebol”. Outra autoridade indígena que falou foi o cacique geral das aldeias do Xingu, Aritana Yawalapiti. Novamente ele pediu que as partidas ocorram sem violência: “Vocês aqui rapaziada vamos jogar, sem violência, jogar bem, vamos respeitar os nossos juízes”.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito de Canarana-MT, Evaldo Diehl, a secretária de Saúde Patrícia Malheiros, o secretário de Esportes Ênio Haas, o presidente da Câmara Municipal Chico Redeiro e o vereador Dili Feijó. A realização dos jogos é uma parceria entre a Aldeia Kuikuro com o Ministério dos Esportes e a Prefeitura de Canarana.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

São Luís em Dezembro

O sinos do Natal já podem ser ouvidos nos seus sons distantes Quando eu era menino e começava, em São Bento, a descobrir o mundo com suas belezas, a primeira coisa que me encantava era o campo verde, lindo tapete de capins:...

 
 
 
 
Sitevip Internet