Notícias / Negócios

31/03/16 às 20:42

Qual a melhor opção: toner original ou compatível?

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com tantas opções no mercado de suprimentos de impressão, é natural que os consumidores busquem por aquelas que oferecem mais vantagens, principalmente financeiras. Por isso, os toners compatíveis se tornam cada vez mais comuns no mercado, já que em teoria oferecem aos consumidores a oportunidade de usar um produto similar por um preço mais baixo que do que o praticado na venda dos toners originais. Mas será que o consumidor realmente sai ganhando quando opta por um toner compatível? Qual é a melhor opção: o toner original ou o compatível?

Para que você faça a melhor escolha, vamos listar aqui as características, vantagens e desvantagens de cada tipo de toner. Confira:

Toner Original

O toner original é aquele produzido pelas mesmas empresas que fabricam os equipamentos de impressão (HP, Lexmark, Canon, etc). Esses suprimentos contam com a mais alta tecnologia de impressão, como dispositivos que garantem a procedência do cartucho, fórmulas exclusivas que impedem até o enrugamento das folhas, chips que otimizam o uso da tinta, entre outras. Os toners originais, como esses, passam por rigorosos processos de produção, e quando você compra um desses produtos sabe exatamente quantas impressões poderá realizar. Por exemplo, se com um Toner Original HP você tem a certeza de que fará cinco mil impressões, com um compatível semelhante você não sabe exatamente quantas impressões serão realizadas – mas geralmente esse número é bem menor. Além disso, por serem produzidos pelo mesmo fabricante da impressora, você sabe que o produto foi pensado exclusivamente para aquele equipamento, e não terá problemas de encaixe e nenhum dano será causado à sua impressora.

Toner compatível

O toner compatível é produzido por empresas que não têm qualquer ligação com a fabricante da impressora. Geralmente são empresas “piratas”, que não recolhem impostos e nem geram empregos. Elas produzem o toner com o mesmo formato dos originais, mas sem as mesmas características e sem a mesma qualidade. O consumidor não tem qualquer informação sobre a composição da tinta, o procedimento de manufatura, a quantidade de toner no cartucho e também não tem qualquer garantia. Ou seja, se o toner apresentar defeito após o primeiro uso, você ficará no prejuízo. Sem mencionar que são frequentes os casos em que o toner não encaixa perfeitamente no equipamento de impressão e causa danos, o que aumenta consideravelmente os custos da sua empresa. O toner compatível pode ser um daqueles casos em que o barato sai caro, muito caro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet