Notícias / Agricultura

30/03/16 às 17:23 / Atualizada: 30/03/16 às 21:25

Custo do frete de grãos pode reduzir com novos terminais de ferrovia

Foram inaugurados dois terminais de carga da ferrovia Norte-Sul. As plataformas ficam em Porto Nacional e Palmeirante.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Com a inauguração dos dois terminais de cargas que ficam no pátio da ferrovia Norte- Sul, em Porto Nacional e Palmeirante, a expectativa é facilitar o escoamento da produção de grãos e reduzir o preço do frete. As plataformas foram inauguradas nesta terça-feira (29).

A empresa Valor da Logística Integrada (VLI) tem a concessão de 720 km da ferrovia Norte-Sul. O trecho fica entre Porto Nacional e Açailândia (MA). A meta é movimentar cerca de seis milhões de toneladas de grãos ao ano, entre soja e milho.

Em um armazém em Porto Nacional há capacidade para guardar 60 mil toneladas. Com essa estrutura, o caminhão que chegar carregado de soja vai esperar no máximo 8h e o carregamento no trem será feito em um prazo de 4h.
 
A aposta do Governo Federal e da VLI é que o novo terminal de integração em Porto Nacional seja um incentivo aos produtores de grãos, nessa região do país, já que pode facilitar o escoamento da produção até o porto de Itaqui. Inclusive, baixando o custo do frete.

O valor do frete e as diferenças no custo do transporte não foram informados pela empresa. Durante a cerimônia de entrega dos dois terminais, o ministro dos transportes Antônio Carlos Rodrigues, se limitou em dizer que vai ficar mais barato. "Sem dúvida nenhuma vai diminuir bastante o custo do frete."

O Tocantins ainda não produz soja suficiente para manter sozinho o funcionamento dos dois terminais da VLI no estado. A colheita prevista nessa safra é em torno de 2.600 milhões toneladas.  

Expectativa

A expectativa é de crescimento para os próximos anos. Um novo corredor deve atender toda a região do Matopiba (Tocantins, Maranhão, Piaui, e Bahia), além do Mato Grosso.

"A gente imagina que para preencher a capacidade dos terminais é preciso trazer produtos do Tocantins, norte de Goiás, Maranhão, Piauí, sul do Pará e leste do Mato Grosso. A gente acredita que possamos trazer produtos, em conexões futuras", afirmou o diretor comercial VLI, Fabiano Lorenzi.

O contato dos produtores de grãos com os terminais é por meio das chamadas "tradings", empresas que intermediam a negociação com compradores internacionais.

"Isso contribui para reduzir a dependência do modal rodoviário. Um investimento de grande porte como esse, viabiliza a utilização do outro modal que é o ferroviário. Isso contribuiu para o crescimento da produção dessa região", acredita o gerente nacional Cargil, Altamir Olivo.

Problemas

As obras da ferrovia norte/sul começaram há 30 anos. Problemas nas licitações e irregularidades nas obras estavam entre os motivos de tanto atraso.

O trecho que liga a ferrovia até Anápolis, de responsabilidade da Valec, inaugurado em 2014, ainda enfrenta problemas. Tem obras sendo finalizadas e seguem em ritmo lento.

Na cerimônia, o governador Marcelo Miranda, cobrou o ministro dos transportes sobre a TO-050, que vai passar pela Ilha do Bananal, construção da hidrovia e eclusas.

"Para que a gente posso continuar vislumbrando bons projetos precisamos das eclusas, das rodovias. Mas o mais importante é que estamos dicutindo projetos a altura do estado e do país."

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet