Notícias / Educação

30/03/16 às 15:49

Entenda as vantagens e desvantagens dos cursos a distância

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com a ajuda da internet, os métodos assimilados por muitas empresas de oferecer cursos a distância vêm crescendo em quantidade cada dia mais. Você pode encontrar as mais variadas disciplinas. Há disponíveis cursos de extensão, especialização, aprimoramento e de graduação.

As áreas também são muito diversificadas, sendo que por meio do EAD você pode aprender a tocar violão ou fazer uma receita nova para o jantar, além de conseguir também terminar a faculdade sem precisar sair de casa.

Vantagens

As principais vantagens dessa modalidade é que você consegue estudar a qualquer hora do dia, ou seja, você mesmo faz os seus horários. Além disso, você não precisa se deslocar até um certo local para assistir à aula, elas podem ser acessadas pelo computador no conforto de sua casa, ao seu tempo.

Outra grande vantagem sobre o sistema de educação a distância é que você pode fazer um curso que não está disponível em sua cidade sem ter que gastar um centavo para se deslocar para outro lugar.

A partir disso, aderir à forma de ensino a distância está entre as melhores alternativas para os jovens que acabaram de completar o ensino médio e precisam trabalhar, mas ao mesmo tempo querem continuar seus estudos.

Ou até mesmo para quem já fez a graduação em aulas presenciais nas faculdades, mas querem incrementar seus currículos com outros cursos.

A educação a distância pode ser um dos métodos mais vantajosos também para aquelas pessoas que, por algum motivo, tiveram que parar seus estudos por dois ou mais anos.

Na modalidade EAD, elas podem encontrar a chance de retornar seus estudos de maneira eficiente, prática e segura. O aluno pode estudar a qualquer momento, quando lhe for mais conveniente, onde preferir, contando com a vantagem de encontrar tutores e docentes para conversar fora das aulas no ambiente virtual.

Conforme esses dados, a ferramenta oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres, que tendem a crescer de forma significativa. A modalidade EAD é uma ótima alternativa para pessoas que precisam estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas não podem viajar para grandes centros para essa finalidade, ou para pessoas que não possuem muito tempo livre para acompanhar aulas presenciais em faculdades.

Desvantagens

A modalidade EAD depende muito da disciplina do aluno para que ele obtenha bons resultados. É preciso se programar para assistir às aulas ou o curso não será concluído.

Outro ponto importante que pode ser considerado desvantagem nos cursos a distância é a falta de interação direta com outras pessoas. Algumas pessoas sentem falta da convivência humana, porém se você está acostumado a se comunicar com amigos e familiares por meio da internet, isso não será uma desvantagem. A grande maioria dos cursos possuem fóruns online em que é permitida e estimulada a comunicação entre os alunos e professores.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet