Notícias / Saúde

30/03/16 às 10:53

O consumo de iogurte pode diminuir as chances de desenvolvimento da hipertensão

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que o consumo de iogurte é capaz de reduzir em até 20% o risco de hipertensão arterial, principalmente em mulheres. Já é de comum conhecimento que hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, principal causa de infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

O consumo de alimentos que contribuem com a redução da pressão arterial, porém, não substitui a necessidade da utilização da medicação indicada por um cardiologista. Os medicamentos podem agir também para amenizar alguns sintomas da hipertensão, como a Hidroclorotiazida, um diurético indicado para reduzir os inchaços corporais que podem surgir no organismo decorrentes da pressão alta.

A pesquisa analisou que ingerir cinco porções de iogurte por semana reduzia em até 20% as chances do desenvolvimento de pressão alta em mulheres, em comparação com quem não consumia essa mesma quantidade. A justificativa para esse resultado ainda é desconhecida, mas a atual conclusão é a de que o potássio e o magnésio, presentes em laticínios, contribuem com a redução da pressão arterial. Outra alternativa é a de que os lactobacilos, utilizados na fabricação do iogurte, também podem combater a hipertensão.

A hipertensão é uma doença silenciosa e que causa graves prejuízos para a saúde, por isso é indispensável a realização de check-ups médicos para verificar se a pressão arterial está dentro do que é considerado adequado para o organismo. Esse resultado pode variar de pessoa para pessoa, porém, em média, quando a pressão chegar a 14 por 9 já é necessário iniciar um tratamento para mantê-la sob controle, com o auxílio de medicamentos e acompanhamento de um médico especialista, além da mudança de hábitos para garantir uma vida mais saudável.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet